Umas das palestras que integram a 15ª Semana da Engenharia e Tecnologia do UniSALESIANO traz o tema “Tecnologia e Indústria 4.0”, que está sendo tão difundido atualmente. O responsável pela abordagem do assunto é o professor Marcos Augusto Francisco Borges, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
O evento é gratuito e será realizado no dia 4 de outubro, às 19h30, no auditório Pio XI, bloco C. Podem participar todos os interessados na área.
De acordo com a organização da Semana de Engenharia e Tecnologia, o mundo está vivendo uma nova revolução e a tecnologia irá mudar de forma muito radical quase tudo que se conhece, atualmente, na área empresarial. Haverá transformações na produção, forma de trabalhar, de se empregar e, principalmente, no que se esperar das pessoas.
A análise que se faz é que muitas empresas, buscando colocar-se na vanguarda da 4.0, acabam focando na tecnologia, gastando muito dinheiro, mas sem conseguir um resultado satisfatório.
“Nesta palestra, vai se discutir como usar a tecnologia de forma efetiva, com ganhos significativos, ajudando a empresa a enfrentar a nova realidade do mercado 4.0.”
Nas palavras do docente de Engenharia, Edval Viveiros Rodrigues, o palestrante certamente mostrará aos participantes uma grande experiência profissional no campo da pesquisa, do ensino e da extensão universitária, abordando temas como tecnologia, computação, robótica, indústria 4.0, entre outros.
“Tudo isso de uma maneira engajada com aquilo que existe de mais avançado e moderno na atualidade, já que, estando numa instituição como a Unicamp, estas coisas são relativamente muito facilitadas”, completou.
Rodrigues diz conhecer o trabalho do profissional com as chamadas Metodologias Ativas (como o PBL), em projetos e atividades com seus alunos e também com acadêmicos de outras instituições. “É o caso, por exemplo, do torneio denominado Robocode Brasil, que é uma competição que estimula a aprendizagem de robótica utilizando determinadas linguagens de computação”, disse, ao lembrar que o profissional é um dos organizadores da RoboCup, que é a competição de Futebol de Robôs, abrangendo outros países, inclusive.