O Engenheiro Eletricista Valdir Veloni, que há 25 anos atua em sistemas de automação de processo e geração de energia para o setor sucroenergético, proferiu no dia 19 de março uma palestra motivacional para os alunos dos cursos de Engenharia Mecatrônica, Elétrica e Mecânica do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba. Na oportunidade ele abordou o tema Histórico e evolução da automação industrial, que abrange tópicos tais como: O que é automação – conceitos; Evolução da instrumentação e automação até o estado da arte; Protocolos digitais; e Arquiteturas de automação.

Valdir Veloni é gerente de desenvolvimento de negócios para o segmento de açúcar, etanol e bioeletricidade da ABB Ltda., respondendo, também, pela gerência do escritório regional da mesma organização em Ribeirão Preto. Presentemente, ele ministra aulas em cursos de Pós-Graduação em Automação de Processos Industriais e é constantemente convidado para apresentar palestras em simpósios e congressos nacionais e internacionais, tendo já visitado países como Cuba, Estados Unidos, México e Espanha e desenvolvido trabalhos na STAB Brasil e Fenasucro.

A ABB está presente em mais de 120 países, emprega 135 mil funcionários e desenvolve soluções inovadoras na área de tecnologia voltada para a produção de energia. Sua história no Brasil começou há 100 anos e atualmente a empresa possui quatro plantas industriais – a quinta está em fase de implantação em Sorocaba -, nove escritórios regionais, quatro unidades de serviços e mais de 4.500 servidores em nosso pais.

Os tópicos apresentados foram de grande interesse para os acadêmicos por trazerem para o cotidiano do aprendizado a realidade da evolução tecnológica, desde as épocas mais remotas até o presente estágio em que se encontra o desenvolvimento dos conhecimentos na área.

O professor Nelson Hitoshi Takiy, organizador das palestras e coordenador dos cursos de Engenharia em Telecomunicações, Mecatrônica, Elétrica, Mecânica e Civil, destacou que “esta motivação desperta os alunos para a realidade da sua atuação profissional e para as ações com as quais eles deverão se preocupar no futuro próximo, tendo em vista a necessidade do empenho de cada um deles para que se tornem profissionais de excelência e competentes em um mercado globalizado”.