Acadêmicos do 1° ao 3° ano (1° ao 6° termo) do Curso de Medicina do UniSALESIANO promoveram e participaram de uma atividade diferenciada e baseada no conceito “Escape Room”, que se trata de um jogo imersivo onde os participantes são desafiados a solucionar enigmas para escapar de um cenário fictício.

O evento aconteceu na noite do dia 4 de abril, no Laboratório de Habilidades Médicas da Instituição, e foi supervisionado pelo Coordenador da Disciplina de Habilidades Médicas IV, Dr. Vinícius Nakad. Também contou com a colaboração da Liga de Clínica Médica e dos monitores dos laboratórios de Habilidades Médicas.

“Tive a inspiração de fazer essa atividade aqui no UniSALESIANO após ter participado, junto com alguns alunos nossos, de um congresso de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), no ano passado”, disse o médico, que pesquisou mais a fundo sobre o jogo e contou com a ajuda dos acadêmicos envolvidos na atividade para concretização do processo.

De acordo com Nakad, os acadêmicos foram desafiados a trabalhar em equipes formadas na hora, o que os obrigou a colaborar com colegas com os quais nunca haviam interagido. “Além de estimular o trabalho em equipe, também buscamos ensiná-los a raciocinar logicamente de uma forma divertida, com uma temática diferente”, completou.

OLIMPÍADAS

O projeto despertou entusiasmo entre os alunos e também abriu portas para iniciativas futuras, como as Olimpíadas de Habilidades Médicas. “A nossa vontade é expandir eventos como esse e envolver outras faculdades da região, transformando-o em um espaço de competição e colaboração entre estudantes de Medicina”, explicou.

Segundo ele, a intenção é realizar esse tipo de atividade regularmente, com temáticas diferentes, como o do Harry Potter. “Eu acho que foi muito legal, extremamente positivo, e os alunos corresponderam de um modo brilhante. Estou muito feliz com o resultado.”

Para o Coordenador do Curso de Medicina do UniSALESIANO, Dr. Antônio Henrique Poletto, a metodologia ativa é muito efetiva em promover o engajamento dos estudantes. “E a gamificação motivou ainda mais nossos acadêmicos e professores. O que observamos, neste evento, foi um show de organização, engajamento e um sinergismo maravilhoso no aprendizado da Medicina. Parabéns a todos participantes”, frisou.

Por fim, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, afirmou que a utilização de técnicas como o “Escape Room”, no treinamento dos futuros médicos, é extremamente benéfica. “Atividade como essa promove o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e raciocínio lógico e ainda simula situações desafiadoras que os estudantes podem encontrar em suas futuras práticas médicas”, concluiu.