A equipe Sale Racing do UniSALESIANO completou em 2018, seu terceiro ano em competições. Para 2019, o grupo já está se preparando para os novos desafios.

No ano passado, na competição Fórmula SAE Brasil, o Sale Racing em pista, conquistou a 7ª colocação na prova de Enduro  ̶  que testa a resistência dos veículos avaliando a performance, tempo e resistência de cada protótipo.

Na classificação geral, onde se inclui relatórios, simulações e penalidades, o grupo alcançou a 17º posição.

 

DESAFIOS

A competição Fórmula SAE BRASIL, tem como objetivo propiciar aos estudantes de Engenharia, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Segundo o coordenador das Engenharias do UniSALESIANO, Profº. Nelson Hitoshi Takiy, a competição, além de divertida e desafiadora, é uma oportunidade de crescimento.

“Os acadêmicos também ganham visibilidade por parte das grandes empresas e oportunidade de reconhecimento. Aqueles que se destacarem, podem acabar contratados pelas grandes montadoras que apoiam a competição”, disse Takiy.

O evento de 2019 está a caminho de sua 16º edição, e a equipe Sale Racing já iniciou o projeto deste ano, sob a coordenação dos professores, Fernando Gabriel Eguia Pereira Soares e Daniel Lucas de Oliveira.

 

COMPETIÇÃO

O evento ocorre em três dias, onde os carros de cada equipe passam por provas estáticas e dinâmicas, avaliando a performance de cada projeto na pista, assim como as apresentações técnicas das equipes, que inclui projeto, custo, e uma apresentação de marketing.

Alguns meses antes da competição, as equipes devem enviar para o comitê organizador relatórios de custos, estrutura, atenuador de impacto e projeto. Os relatórios são avaliados por engenheiros especialistas, e já valem como a primeira parte da avaliação dos protótipos.

Já durante a competição, nas provas estáticas, as equipes devem demonstrar mais detalhadamente se o carro apresentado no projeto equivale com o apresentado no evento.

As provas dinâmicas são realizadas no segundo dia do evento, onde o carro vai para a pista, pilotado pelos próprios integrantes da equipe, havendo 2 pilotos por prova, que são divididas em: Aceleração (classifica os carros de acordo com o menor tempo percorrido a uma distância determinada); Skid Pad (classificado também de acordo com o tempo de volta em um circuito fechado em formato de “8”); Autocross (classifica a volta mais rápida em um determinado circuito); Enduro (testa a resistência dos veículos em 22 voltas, sendo 11 cada piloto, onde é avaliado a performance, tempo e resistência de cada protótipo).

Todas as provas são pontuadas de maneiras diferentes, a fim de garantir que o melhor conjunto de projeto e carro vença a competição.