O carro de corridas foi desenvolvido nos laboratórios do campus do UniSALESIANO de Araçatuba num período de apenas 18 meses. A equipe Sale Racing era a estreante entre as 52 universidades que participaram da Fórmula SAE, de 24 a 27 de novembro, no Autódromo de Piracicaba. Havia apenas quatro instituições privadas participando da competição. O restante eram equipes de universidades estaduais e federais.

Nos três dias foram realizadas avaliações técnicas eliminatórias: apresentação do Projeto pelos alunos, avaliação mecânica e Mesa Tilt Table (onde o carro é colocado e inclinado a 60º para testar deslocamento de rodas e possíveis vazamentos); como única equipe que tem este equipamento, desenvolvido nos laboratórios do próprio campus, o UniSALESIANO já tinha certeza de aprovação.

Também foram realizados teste de ruído e frenagem, onde o carro arranca e num determinado ponto faz a frenagem e não pode atingir os cones postados à frente. O carro do UniSALESIANO chegou a apresentar problemas numa das rodas que não estava travando; de acordo com a norma, o carro é retirado e pode voltar depois para a pista; como o carro do UniSALESIANO foi ajustado na própria pista, os juízes ficaram intrigados e quiseram saber sobre a rapidez dos ajustes.

Foi mostrada então a eles uma tecnologia eletrônica com acionamento no painel do carro que corrige automaticamente os ajustes das faixas dos freios. Este sistema foi muito fotografado pelos juízes que elogiaram a construção do carro.

Dificilmente uma equipe estreante consegue os quatro selos na primeira participação, e a cada selo colocado na carenagem do carro do UniSALESIANO era uma comemoração à parte inclusive com torcida de equipes concorrentes. Por fim, aprovada em todas as etapas, a equipe de Araçatuba foi autorizada a entrar na corrida propriamente dita, onde o carro entra na pista com muitos cones para serem desviados. O carro foi submetido aos mais severos testes envolvendo velocidade, frenagens, curvas e habilidade do piloto.

Dentre os 52 participantes, o UniSALESIANO já estava em 15º lugar com somente 5 voltas completadas. Os primeiros colocados já tinham completado as 24 voltas necessárias. Pela estatística, se completadas as 24 voltas a equipe Sale Racing já estaria entre os primeiros colocados. Infelizmente numa das rodadas, houve perda de alguns segundos abaixo do limite mínimo e a equipe foi desclassificada nessa fase.

Diante desta penalização, e não tendo como premiar este carro, os juízes decidiram então criar uma forma de homenagear a equipe estreante do UniSALESIANO instituindo a Menção Honrosa, o que foi aplaudido por todas as demais equipes participantes.

O Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, que acompanhou as provas junto com o Pró-Reitor Acadêmico, Prof. André Ornellas, enviou mensagem a todos os coordenadores, ressaltando a atuação da equipe: “Belíssimo trabalho de nossos alunos e professores de engenharia em Piracicaba. Fiquei orgulhoso deles! Parabéns pelo resultado. Fui testemunha com o prof. André e o prof. Nelson: os elogios da equipe foram grandes. Parabéns a quantos colaboraram”, concluiu Pe. Luigi.