Profissionais do Hospital Veterinário do UniSALESIANO receberam capacitação para dar início ao uso de todo o material adquirido pela instituição para a realização das cirurgias videolaparoscópicas.

O treinamento foi realizado na última semana, no centro cirúrgico “Coliseu”, por um integrante da empresa Astus Medical, responsável pela fabricação do aparelho de alta tecnologia, avaliado em aproximadamente R$ 300 mil.

Foram treinados os professores do curso de Medicina Veterinária: Analy Mendes, Tatiane da Silva, Juliana Peloi Vides, Priscila Andrea Batista, Diogo Gaubeur de Camargo e Arthur Araújo Chaves. Também participou do evento o coordenador do curso de Medicina Humana, Doutor Antônio Henrique Poletto.

Segundo Analy, o grupo aprendeu a manipular, manter e esterilizar o aparelho e as pinças de videocirurgia. “Isso irá trazer benefícios ao aprendizado dos alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Medicina Humana, assim como a possibilidade de realização de cursos para residentes médicos da região de Araçatuba”, salientou a professora.

CASTRAÇÃO
Em setembro do ano passado, o UniSALESIANO – única instituição de ensino superior do Noroeste Paulista a possuir o equipamento de videolaparoscopia na área de Medicina Veterinária – realizou a primeira cirurgia com esse tipo de aparelho, uma castração em cão da raça border collie. O procedimento foi aberto a mais de 50 pessoas, dentre elas, alunos e imprensa.

A cirurgia foi comandada por Poletto, que tem experiência com o equipamento na área humana, e acompanhada pelas professoras Analy e Tatiane. O procedimento cirúrgico foi realizado com sucesso e o cãozinho ficou com uma cicatriz de aproximadamente dois centímetros. Se fosse submetido a uma cirurgia convencional, a cicatriz seria de mais de dez centímetros e o pós-operatório mais doloroso.