O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba promoveu nesta sexta-feira, à noite, a solenidade de formatura de acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Telecomunicações Engenharia da Computação. Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Desenvolvimento de Jogos Digitais. O evento contou com a presença do Padre Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, dos coordenadores Nelson Hitoshi Takiy e Maria Aparecida Teixeira, além de pais, autoridades e demais convidados.

A solenidade foi aberta pelo Padre Luigi, que saudou a todos. Dirigindo-se aos formandos, disse foi pesquisar na internet o significado da palavra “engenheiro” e o que encontrou foi a informação de que se trata de uma palavra que tem origem no Latim engenhum, que quer dizer gênio e que também pode significar talento. “Assim, como o curso de Engenharia é bastante difícil e são poucos os que conseguem terminá-lo, todos os formandos devem ser considerados gênios ou pessoas dotadas de talentos.

Referindo-se a um texto bíblico citou que todos recebem talentos e devem saber como utilizá-los para seu crescimento profissional e para o bem da sociedade e da humanidade. Reforçou, também, que todos os alunos originariamente herdam os talentos dos pais, e que estes, por sua vez, recebem os talentos de Deus. “Por isso, todos devem saber aplicar estes talentos para criar e transformar coisas para beneficio da sociedade”, comentou.

O orador do curso de Engenharia de Telecomunicações, Andryos da Silva Lemes, ao fazer o discurso em nome de seus colegas e referindo-se à importância do caminho percorrido desde o início dos estudos ao dia da diplomação, citou um provérbio chinês que diz: “Até as mais altas torres do mundo começaram no chão”. Por seu turno, o orador de Engenharia Mecatrônica, Romildo Gonçalves Terçariol, destacou que “tudo foi muito difícil no decorrer dos cinco anos passados em salas de aulas e que nesta caminhada muitos colegas desistiram por diversos motivos, mas que alguns professores sempre os incentivavam a resistir”.

Os acadêmicos Andryos da Silva Lemes, Zabdiel Rodrigues de Moura, Rafael Yukio, Fernando Rodrigo Cardoso e Eduardo Medeiros de Oliveira receberam Medalha de Honra ao Mérito como melhores alunos de suas respectivas turmas. O prêmio foi instituído a partir deste ano para homenagear os acadêmicos que mais se destacaram, tendo como base pontos como bom comportamento, identificação com as características doUniSALESIANO, participação em trabalhos e eventos da Instituição, dedicação aos estudos e obtenção das melhores notas no curso.