O Curso de Enfermagem do UniSALESIANO realizou a cerimônia da “Passagem da Lâmpada”, recentemente, como uma reverência à precursora da Enfermagem, Florence Nightingale.

Reconhecida por sua atuação na Guerra da Criméia, no século 19, Florence dedicou-se intensamente ao cuidado e aplicou técnicas que reduziram drasticamente as mortes no hospital militar. Conhecida como “A Dama da Lâmpada”, ela percorria enfermarias com uma lanterna, levando conforto, cientificidade e luz por onde passava.

Embora a enfermagem como profissão formal tenha começado a se desenvolver no século 19, a prática de cuidar de doentes é tão antiga quanto a humanidade. A enfermagem, como profissão milenar, tem sido fundamental na linha de frente do cuidado, garantindo o acesso das pessoas à saúde de maneira humanizada.

A cerimônia da “Passagem da Lâmpada” representa a continuidade do amor ao próximo, mantendo a chama acesa para afastar pacientes da dor e do sofrimento por meio do cuidado científico, ético e humanizado. Durante a cerimônia, um aluno concluinte, denominado de guardião, entrega a lâmpada a um estudante que concluirá o curso no próximo ano. Neste ano, a acadêmica Ana Luiza Pereira passou a incumbência de manter a chama acesa ao colega Lucas Neves.

A noite foi enriquecida pelos conhecimentos da equipe de Cuidados Paliativos do Hospital Unimed, representada pela Dra. Fabiani Honorato de Barros Lourenço e pela enfermeira Arijane Oliveira do Nascimento. “Elas brilharam ao abordar o tema ‘Cuidados Paliativos: uma abordagem ao ser integral’, trazendo conceitos e abordagens mais humanizadas para pacientes em momentos delicados da vida”, disse a docente do Curso de Enfermagem do UniSALESIANO, Profª Vivian Preto.

HOMENAGENS

A cerimônia incluiu homenagens aos formandos da Turma 17 e aos professores, tornando a noite repleta de emoções. “Esta turma, que iniciou o curso em 2020, ano da pandemia, encerra um ciclo em meio a desafios únicos”, destacou a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Profª. Giselle Sailer, ao expressar a responsabilidade e união entre direção, professores, orientadores de estágio e acadêmicos para garantir a qualidade da formação diante do cenário pandêmico e pós-pandemia.

De acordo com Giselle, o evento não apenas celebrou a trajetória dos estudantes de enfermagem, mas também reforçou o compromisso contínuo com o cuidado humanizado e a formação de profissionais de saúde capacitados e dedicados.