Alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Católico Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba participaram neste sábado, dia 20, entre 8h e 11h30, da campanha nacional de conscientização sobre hepatite C. O trabalho foi realizado nos calçadão da Marechal e Princesa Isabel, no Múlti-Shop e no Supermercado Passarelli.
Nesses locais, doze alunos se organizaram em equipes e se associaram aos voluntários do Grupo de Portadores de Hepatite C de Araçatuba – Aracvida, para prestar orientação sobre a doença, falando com as pessoas e distribuindo folhetos explicativos. Faustina Amorim da Silva, diretora-presidente da Aracvida, e o Dr. Antonio César de Azevedo Pedro, membro do Conselho Consultivo daquela entidade, também participaram do evento.
Cerca de 300 pessoas foram atendidas durante os trabalhos.
HEPATITE C – A Hepatite C é um vírus que ataca o fígado de forma lenta e silenciosa, não apresentando sintomas físicos para o portador. A doença destrói o órgão da pessoa contaminada ocasionando, na maioria das vezes, cirros e câncer hepático.
A evolução do dano hepático é diferente em cada indivíduo, podendo levar até mais de 20 anos para se manifestar.
O vírus da Hepatite C já contaminou entre 170 e 200 milhões de pessoas em todo o mundo, cinco vezes mais que os atingidos pela AIDS. O Ministério da Saúde admite que quase 3% da população pode estar contaminada, mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que número pode ser ainda maior.
A transmissão da doença se dá através do sangue, ocorrendo quando há compartilhamento de utensílios empregados para o uso de drogas injetáveis ou aspiradas ou em acidentes com objetos que perfuram e cortam o corpo, inclusive instrumentos de manicure e pedicure.
Não há comprovação de transmissão da Hepatite C por outras formas como abraços, beijos, copos, talheres ou roupas. Já a contaminação sexual é possível, podendo acontecer quando há ferimentos nos órgãos genitais.