De acordo com um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e da Segurança do Paciente (Sobrasp), o Brasil registrou quase 300 mil falhas na assistência à saúde, no ano de 2022.
Diante dessa situação, os Cursos de Enfermagem e Farmácia do UniSALESIANO promoveram, no dia 25 de maio, o Curso de Imersão sobre Segurança do Paciente – Erros de Medicamentos para os acadêmicos, contando com uma carga horária de 8 horas, divididas em duas etapas.
Durante o período da manhã, os alunos participaram de palestras teóricas que abordaram temas como: Segurança do Paciente, Metas Internacionais de Segurança do Paciente, Erros de Medicamentos, Farmacovigilância e Notificações de Eventos. “Este conteúdo teórico foi essencial para proporcionar uma base sólida de conhecimento sobre os principais desafios e práticas na área de segurança do paciente”, explicou a docente e enfermeira, Andreza Andreza Bernardi Marques.
SIMULAÇÃO REALÍSTICA
Na parte da tarde, a teoria deu lugar à prática. Os participantes foram divididos em duas turmas e se dirigiram aos laboratórios de habilidades e de simulação realística para colocar em prática o que aprenderam. Os exercícios práticos incluíram o preparo e administração segura de medicamentos, bem como a leitura e interpretação de prescrições e discussões de casos clínicos. “Esta abordagem prática permitiu aos alunos uma experiência direta e aplicada, reforçando a importância da precisão e do cuidado em cada etapa da cadeia medicamentosa”, explicou.
De acordo com as Coordenadoras dos Cursos envolvidos, Profª. Ana Carolina Frade Gomes (Farmácia) e Giselle Sailer (Enfermagem), o objetivo do curso foi mostrar aos acadêmicos a relevância de seguirem rigorosamente todos os procedimentos da cadeia medicamentosa a fim de garantir a segurança do paciente.
Além de Andreza, ministraram o curso os docentes: Laila Franco, Paulo Ernesto Geraldo e Ieda Maria Bispo.