Vinte e cinco alunos da Liga do Trauma, ligada ao curso de Enfermagem do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba participaram na manhã desta terça-feira de uma simulação de acidente de trânsito e atendimento realizado pelo Corpo de Bombeiros. O cenário, localizado em frente às indústrias Nestlé, previa a utilização de um caminhão com produtos altamente inflamáveis que colidiu com um ônibus resultando em acidente com vítimas fatais.
O evento teve por objetivo conscientizar as pessoas da gravidade dos problemas que podem acontecer nas ruas e estradas e da necessidade de que haja pessoas preparadas para prestar um atendimento pré-hospitalar.
Para realizar o trabalho e produzir cenas fortes que chocam as pessoas, os personagens que fizeram o papel dos acidentados receberam maquilagem especial, com efeitos que dão a exata noção de alguém que sofreu graves danos materiais.
Outra preocupação era a ensinar os agentes participantes, entre os quais representantes da Defesa Civil, Tiro de Guerra, Grupo de Escoteiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, equipes médicas do SAMU e do Hospital Santana – ambos com ambulâncias – e demais integrantes a conseguir administrar a situação com a maior eficiência possível, inclusive cuidando da remoção dos acidentados para hospitais e pronto-socorros no menor tempo e sem prejudicar ainda mais os pacientes.
O treinamento é necessário para que as pessoas envolvidas não sejam pegas de surpresa e não saibam o que fazer na hora de uma emergência. Com as habilidades adquiridas nesta ação prática, todos têm capacidade de observar e acompanhar os acontecimentos, tomando decisões rápidas que podem significar a salvação de vidas.
Parte dos alunos do UniSALESIANO atuou como enfermeiros no trabalho de urgência juntamente com os médicos. Outro tanto figurou fazendo o papel de vítimas. Determinados acadêmicos foram orientados pelos bombeiros para agirem como civis curiosos, atrapalhando e tumultuando a ação da equipe, uma vez que nas ocorrênciais reais estas cenas acontecem com freqüência.
O objetivo, nesse caso, era ensinar os alunos a lidarem com uma situação de emergência em que grande parte dos presentes nada tem a ver com os acontecimentos.