Um evento promovido pelo Corpo de Bombeiros de Birigui e Penápolis, que simula a ocorrência de acidente em estradas, reunindo todas as possibilidades de registros com danos materiais e pessoais, foi realizado nesta terça-feira, dia 25, e contou com a participação de membros da Liga de Urgência e Emergência do curso de Enfermagem do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba. As ações foram desenvolvidas no trevo de Avanhandava.
Os integrantes da Liga ficaram com a incumbência de promover o atendimento e triagem de vítimas, utilizando o Método Start, que é adotado mundialmente e que possibilita a remoção de acidentados com total segurança. Os trabalhos foram iniciados às 14 horas, no destacamento do Corpo de Bombeiros de Birigui, com a atribuição das funções dos participantes.
A coordenadora do curso de Enfermagem do UniSALESIANO, professora Cláudia Cyrillo, destacou que “o evento é uma grande oportunidade para vivenciar, na prática, o que acontece em um acidente de grandes proporções e qual é o papel que cabe aos enfermeiros em uma situação de emergência como esta”. Estiveram presentes também nos trabalhos as professoras Giselle Sailer, Tatiane Palhota e Ellaine Alcantara, além de alunos que integram a Liga e que já receberam treinamento para atendimento em grandes emergências e catástrofes.
Cláudia entende como muito importante a oportunidade de interação com as instituições do setor de segurança da comunidade, pois também havia o envolvimento de profissionais da área de saúde da cidade e da Via Rondon. Segundo ela, com este treinamento busca-se alcançar um melhor atendimento e a diminuição da ocorrência de sequelas nas vítimas, além de permitir um retorno mais rápido e menos traumático possível destas pessoas às suas casas e às suas atividades habituais.
“Graças a ações como esta, da Liga de Urgência e Emergência, cada vez mais se consolida o Curso de Enfermagem do UniSALESIANO, pois os nossos alunos são os únicos que participam do atendimento às vitimas”, comentou a coordenadora. Ela anunciou, também, que no mesmo dia do treinamento já havia sido convidada pelo Tenente Rafael Marques, para que o curso de Enfermagem participasse do próximo simulado que acontecerá em Araçatuba, em dezembro. “E, ainda, por meio de outro convite, do Capitão Nilton Zacarias Pereira, faremos também o simulado em Bauru”, concluiu.
A participação na Liga de Urgência e Emergência é permitida para os alunos do 4º e seguintes termos e seu contingente se renova em todo ano em função da saída dos acadêmicos do 8º termo, que se formam. Os integrantes devem ter disponibilidade de tempo, principalmente durante as férias de julho, dezembro e janeiro, épocas em que ocorre o maior número de simulações de acidentes. Os treinamentos desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros são avaliados periodicamente pelas respectivas chefias militares de São Paulo, que assim analisam a qualidade dos atendimentos realizados no interior do Estado.