O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba está participando da Campanha de vacinação da rubéola, que vem sendo realizada em todo o Brasil desde o dia 9 deste mês e que é fruto de uma parceria com a Vigilância Epidemiológica de Araçatuba. A contribuição se dará através do trabalho que grupos de acadêmicos do 8º termo do curso de Enfermagem da Instituição desenvolvem em diversos pontos da cidade.

Na segunda, terça e quarta-feira desta semana foi prestado atendimento nas dependências da Assolan, dirigido especialmente aos funcionários daquela indústria. Também na terça e quarta alunos compareceam ao Calçadão da Marechal e nesta quinta à empresa ColorVisão.

Segundo a coordenadora do curso, professora Cláudia Cyrillo, a campanha no Campus do UniSALESIANO, para acadêmicos e funcionários da Instituição, será realizada nos dias 25 e 26 próximos, pela manhã e à noite. Podem ser vacinadas pessoas com idade entre 20 e 39 anos.

A rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Togavírus. Suas características mais marcantes são as manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás das orelhas e que depois se espalham por todo o corpo. O contágio ocorre pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal.

A rubéola congênita é uma infecção que afeta as gestantes e representa a forma mais grave e perigosa da doença. Neste caso, ela pode provocar malformações cardíacas, surdez, lesões oculares, retinopatia, catarata, glaucoma, alterações neurológicas e atrasos no desenvolvimento do feto.