Alunos do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, orientados pelo Prof. Dr. Luiz Gustavo, desenvolveram um projeto de pesquisa com o objetivo de verificar os índices de parasitoses em crianças. O público-alvo escolhido é o pertencente a escolas municipais de Ensino Fundamental de bairros periféricos do município.
Os organizadores explicaram o projeto para as crianças e em seguida passou-se à coleta de amostras para o preparo dos exames. Os resultados foram entregues aos pais. Nos casos em que se constatou a presença de infecções, houve orientação para que os responsáveis buscassem tratamento médico nos postos de saúde dos bairros.
Os trabalhos de pesquisa começaram em setembro de 2008 e terão seu término no final do primeiro semestre de 2009. Durante este tempo, palestras serão apresentadas nas escolas que integram o projeto. Graças à pesquisa foi possível constatar índices persistentes de verminoses e protozooses em crianças que frequentam as escolas visitadas. Além da apresentação do diagnóstico e do tratamento foram transmitidos também ensinamentos sobre hábitos saudáveis de vida, cujos cuidados contribuem para evitar a contaminação causada por parasitos.
“Através deste projeto o UniSALESIANO desenvolve uma ação de grande mérito social, levando à população conhecimentos que resultam em benefícios para o bem-estar de todos”, comentou a coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Cláudia Cyrillo.