O Dia Internacional do Enfermeiro (12 de maio) foi comemorado com muito afinco por todos os integrantes do Curso de Enfermagem do UniSALESIANO. Isso porque a classe vive um momento histórico devido à aprovação da PL 2564/2000, referente à criação do Piso Salarial Nacional da Enfermagem.

A noite comemorativa foi composta de uma palestra com o tema “Assistência de Enfermagem Humanizada em Neonatologia”, ministrada pela enfermeira Akemi Hiodo Ishida, nas dependências do UniSALESIANO.

“A profissional abrilhantou a noite com um vasto conhecimento na área. A palestra foi muito importante, pois trouxe aos nossos acadêmicos, informações práticas e atualizadas para a assistência voltada ao recém-nascido”, disse a docente de Enfermagem, Andresa Bernardi.

Já a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Prof.ª Gisele Sailler, comentou que, além da palestra, os participantes foram lembrados sobre o lançamento do “Maio Verde Esmeralda”, que trata da valorização do profissional de Enfermagem. “Somos o maior contingente de profissionais da área da saúde. A Enfermagem, historicamente, sempre esteve na linha de frente do cuidado, garantindo o acesso das pessoas à saúde nos momentos em que elas mais precisam”, destacou.

Giselle falou também da precursora da profissão, Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820, em Florença, na Itália. “Ela atuou na Crimeia, atendia os feridos. Sua dedicação e técnica reduziram, drasticamente, as mortes no Hospital Militar. Ela, então, passou a ser conhecida mundialmente como a ‘A Dama da Lâmpada’, pois percorria todas as enfermarias com uma lanterna na mão”, contou.

Ao término do evento, houve sorteio de brindes aos acadêmicos.

MISSA

Além da palestra, o UniSALESIANO celebrou o Dia do Enfermeiro com uma missa na capela do Centro Universitário, no intervalo das aulas do período noturno.

O Diretor-Geral da Instituição, Pe. Erondi Tamandaré, SDB, rezou a Oração do Enfermeiro junto com os presentes e entregou uma capelinha com a foto do padroeiro do curso, São João de Deus, à Coordenadora da Enfermagem, Prof.ª Gisele Sailler.