Profissionais ligados ao Curso Superior de Enfermagem do Centro Universitário Católico Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba participarão neste sábado, 25, do Projeto Amor Solidário. Eles vão promover exames físicos nas 155 crianças participantes do projeto, que é realizado em todos os sábados, pela manhã, na Unidade local do SESI – Serviço Social da Indústria, localizado na Rua Dr. Álvaro Afonso do Nascimento, 300, no bairro Jardim Presidente.

O trabalho será desenvolvido por uma equipe constituída pelo Dr. Antonio Poletto e pelas enfermeiras Karina Guerra, Nely Sartori e Heloísa Nimia. O exame é necessário para que as crianças sejam autorizadas a utilizar as piscinas daquele complexo sócio-cultural e educacional.

Além disso, os profissionais encaminhados prestarão orientações não só a alunos, mas também aos senhores pais presentes, sobre aspectos de higiene e cuidados com a saúde.

ESPORTE E CIDADANIA

A coordenadora do Curso de Enfermagem, Cláudia Cyrillo, lembrou que a presença do médico e das enfermeiras nas atividades do Projeto Amor Solidário será muito importante, pois permitirá que os alunos sejam avaliados e possam ter acesso ao atendimento com toda segurança e proteção.

“Todas as ações implementadas junto ao projeto, sejam elas esportivas ou na forma de sensibilização, representam momentos que trabalham para fortalecer a idéia de cidadania para estas crianças”, comentou.

As crianças reunidas no Projeto Solidário participam de diversas modalidades esportivas como judô, jiu-jitsu, futebol, futsal, vôlei, basquete, dança, teatro, natação, recreação, primeiros socorros, reforço escolar, literatura e atletismo.

O projeto prevê, também, a realização durante o ano de palestras sobre temas de interesse das crianças e dos pais, com o objetivo de prestar orientação para todos sobre práticas saudáveis.

Os alunos beneficiados pertencem às escolas José Machado Neto e Ezequiel Barbosa, ambas localizadas no Bairro São José, um dos mais carentes da cidade. As atividades são aplicadas aos sábados, das 9h às 12h. O transporte está sendo feito pela Prefeitura Municipal, que apóia o projeto cedendo ônibus da Secretaria de Educação.