Começou no dia 15 passado e continua em 5 de novembro o desenvolvimento das Oficinas de Vacinação organizadas pela coordenação da área de Enfermagem do Centro Universitário Católico Auxilium – UniSALESIANO. Durante atividades práticas, efetuadas das 8h às 11h, nas Clínicas de Enfermagem e Fisioterapia, no espaço da UNA, os alunos aprendem a aplicar vacinas e a entender a importância deste gesto.
Segundo a professora Marcelle Barros a oficina é necessária pois a vacinação é a principal atividade do Programa Nacional de Imunizações, instituído pelo Ministério da Saúde desde 1973, tendo se transformado em uma das ações prioritárias da saúde pública brasileira.
“Foi a partir do processo de vacinação como rotina nas unidades de saúde que algumas doenças transmissíveis graves foram erradicadas e controladas em todo o território nacional”, informa a professora.
Para ela, é fundamental que o enfermeiro tenha conhecimentos a respeito do Programação de Vacinação, pois na grande maioria das vezes é de sua responsabilidade o desenvolvimento e coordenação deste trabalho nos serviços de atenção primária, como as Unidades Básicas de Saúde e o Programa Saúde da Família.
ENSINO CLÍNICO DE SAÚDE COLETIVA – Teve início, também, em 17 de outubro e prossegue nos dias 7 e 11 de novembro, as atividades de Ensino Clínico de Saúde Coletiva para os alunos do 2º termo do curso de Enfermagem.
Os trabalhos estão sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros São João, Planalto e Umuarama. Depois de efetuar uma visita a estes órgãos para conhecer os principais problemas de saúde da população e levantar a situação existente, os alunos passam a desenvolver atividades educativas com os usuários destes locais através da realização de palestras e sessões de orientação individuais e grupais.
As abordagens são as mais variadas, envolvendo assuntos como hipertensão, diabetes, dengue e vários tipos de doença, como as reumáticas, as sexualmente transmissíveis, as diarréicas e as respiratórias, entre outras.
“A atividade desenvolvida logo no primeiro ano de estudos desperta no aluno a noção de trabalho comunitário, envolvimento e responsabilidade social, bem como a integração aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), sensibilizando-o para a importância do diálogo e atenção para com os pacientes”, comenta a coordenadora da área de Enfermagem, Cláudia Cyrillo.
Bastante atuante, a área de Enfermagem envolve alunos do UniSALESIANO em serviços públicos e o resultado é um aprendizado prático e consistente