O Magnífico Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Vendrame, SDB, participou ativamente da Formação da Espiritualidade Salesiana, promovida pela Pastoral Universitária e o Departamento de Recursos Humanos da Instituição, no dia 31 de janeiro, no auditório Papa Francisco.

O evento, que coincidiu com o dia da passagem de Dom Bosco ao paraíso, teve como destaque a explanação do Pe. Paulo sobre o sonho dos 9 anos do fundador dos salesianos, São João Bosco.

Pe. Paulo começou a apresentação ressaltando a importância do dia 31 de janeiro para a família salesiana e a Igreja como um todo. “Hoje é um dia muito especial para a família salesiana, porque é o dia em que a família e a Igreja inteira se voltam para a figura carismática de São João Bosco”, afirmou.

O Reitor recordou que, neste dia, a Igreja celebra a memória de São João Bosco, destacando que o santo partiu para o paraíso em 31 de janeiro de 1888. Ele enfatizou a visão salesiana sobre a morte, ressaltando que não é o fim, mas sim uma celebração da vida eterna para aqueles que amaram de maneira extraordinária.

200 ANOS

A parte central da apresentação foi dedicada ao sonho dos 9 anos de Dom Bosco, que completa 200 anos em 2024. Pe. Paulo contextualizou o sonho, no qual Dom Bosco viu crianças brigando em um pátio e, ao intervir, foi aconselhado por uma figura misteriosa, que mais tarde ele identificou como Nossa Senhora, a usar a paciência e a mansidão para transformar “animais ferozes em cordeiros”.

Na narrativa do sonho, Dom Bosco segue o conselho, e as crianças agressivas se transformam em cordeiros. Esse episódio simbólico foi interpretado pelo próprio Dom Bosco e pelos salesianos como um chamado divino para dedicar sua vida ao cuidado e orientação das crianças e jovens em situações de risco, tornando-se conhecido por seu trabalho educacional e pastoral.

“O sonho de Dom Bosco é inspirador, porque ele não se limita a um tempo e a um espaço. Ele transcende o tempo e o espaço”, explicou.

Ao final da apresentação, o diretor enfatizou a importância do diálogo e da paciência na transformação das pessoas. Ele mencionou o livro que os colaboradores receberam, contendo o relato do próprio Dom Bosco sobre o sonho, e encorajou a comunidade acadêmica a explorar as lições valiosas presentes na narrativa.

O evento não apenas proporcionou uma reflexão profunda sobre a espiritualidade salesiana, mas também estabeleceu um tom positivo para o início do mandato do Pe. Paulo Vendrame como Diretor-Geral do UniSALESIANO Araçatuba. Ao final, os aniversariantes dos meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024, ganharam presentes.