O ex-aluno do Curso de Engenharia da Computação do UniSALESIANO, Flávio Henrique da Silva, tem muito a comemorar. Além de atuar como Analista em Inteligência Artificial em RPA, em uma empresa de Curitiba (PR), Flávio concluiu seu mestrado na área de Inteligência Computacional, pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), recentemente.
Com o tema “UGP-Net: Geração de Grafo de Cena utilizando teorema de causa e efeito para extração e definição das propriedades das características de uma cena visual”, o mestrado do ex-aluno do UniSALESIANO teve orientação do Prof. Dr. André Luiz Guedes, com a linha de pesquisa em Sistemas Computacionais Inteligentes.
Confira, abaixo, a entrevista com Flávio:
– Por que escolheu Engenharia da Computação no UniSALESIANO?
Pelo fato de sempre gostar da área de tecnologia e tudo que seja vinculado a ela. Além disso, na época, eu tinha amigos que também já cursavam o curso e deram boas referências da instituição e dos professores.
– Quando se formou e por que decidiu fazer o mestrado?
Me formei em agosto de 2014 e, durante a graduação, tive aulas com o professor Prof. Dr. Marco Antonio Fernandes, mais conhecido como “Marcão”, e ele me apresentou ao mundo da pesquisa. Então, comecei a fazer Iniciação Científica sob a sua orientação, na área de processamento de imagens digitais, e depois ele veio a se tornar meu orientador de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Durante este período, a vontade de ser pesquisador veio crescendo e foi quando decidi que, ao concluir a faculdade, iria fazer mestrado na área de Processamento de Imagens Digitais. Então, em 2020, iniciei o mestrado.
– Onde fez, com qual tema?
Fiz mestrado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) sob orientação do Prof. Dr. André Luiz Guedes, onde a linha de pesquisa foi em Redes Neurais para grafos (Graph Neural Networks). Minha dissertação foi intitulada “UGP-Net: Geração de Grafo de Cena utilizando teorema de causa e efeito para extração e definição das propriedades das características de uma cena visual”, onde abordei o uso de Inteligência Artificial e Grafos na análise e processamento de imagens com o objetivo de descrever uma cena visual, ou seja, o método desenvolvido era capaz de descrever de forma semântica (textual) o que estava acontecendo em uma determinada imagem.
– Por que optou pelo mestrado?
O mestrado sempre foi um objetivo, uma meta pessoal minha. Sempre quis conhecer o mundo acadêmico e aprender a fazer pesquisa da forma adequada. Além disso, vejo o mestrado como uma forma de se aperfeiçoar, profissionalmente e intelectualmente, e quem sabe, futuramente, seguir a carreira acadêmica em paralelo com o mundo corporativo.
– Quais os próximos passos na sua carreira?
Atualmente, pretendo dar andamento à formação acadêmica. O objetivo é entrar no Doutorado e dar andamento à pesquisa elaborada no mestrado, mas de forma mais aprofundada e, se possível, fazer pelo menos um ano de doutorado fora do Brasil.
A Coordenadora do Curso de Engenharia da Computação, Profª. Maria Teixeira Bicharelli, ressaltou que o UniSALESIANO tem sua grade sempre atualizada, acompanhando as tendências da área. “Então, os alunos saem preparados para as inovações tecnológicas, tanto como usuário como criador das mesmas. Trata-se de um curso que prepara para um futuro onde a tecnologia vai fazer parte de todos os aspectos de nossa vida”, concluiu.