Dom Giovanni Zerbini, Bispo Emérito de Guarapuava, no Paraná, iniciou nesta quinta-feira, 17, em Araçatuba, sua participação numa série de eventos, todos realizados para comemorar a passagem de seus 50 anos como sacerdote e de 60 como salesiano.
Ele veio à cidade a convite do Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, que recentemente esteve em Guarapuava participando da festa de aniversário do homenageado.
A lembrança do Pe. Luigi tinha um significado especial: Dom Zerbini foi entre os anos de 1972 a 1974 Diretor do Colégio Salesiano de Araçatuba, período em que implantou no município o curso de Ciências Contábeis, a primeira experiência local da Instituição na área de Ensino Superior. Após o seu trabalho pioneiro, outros projetos seriam criados, chegando hoje, sob a condução do Pe. Luigi, a 11 cursos diferentes e outros para serem adotados.
Na quinta-feira à noite e nesta sexta pela manhã, Dom Giovanni Zerbini, já como parte das homenagens que receberia, celebrou Missa para alunos e professores dos cursos técnicos e do Ensino Fundamental da Instituição. Durante o sermão, falou sobre o tema utilizado na cerimônia religiosa, que abordava a sabedoria.
“A sabedoria faz com que exerçamos nossa profissão honestamente”, disse, falando diretamente para todos os estudantes presentes. E insistiu, acrescentando: “A sabedoria transforma o jovem em cidadão honesto.”
Em seguida, de maneira bem descontraída, pediu aos jovens “que não envelhecessem” e que se sentissem sempre alegres. “A alegria existe quando nos sentimos bem, quando temos saúde no corpo e quando nos sentimos seguros”, comentou.
Para Dom Zerbini, é preciso estar alegre também nos momentos de dificuldades. “A alegria é conquistada, vem do esforço que fazemos”, declarou.
Quando encerrou a cerimônia, ele concedeu entrevista ao Departamento de Comunicação do UniSALESIANO e do Colégio Salesiano. Ali, bem à vontade, falou de sua alegria por vir a Araçatuba, a convite do Pe. Luigi. “Dei um pouco a Deus e o Pai fez tudo para mim”, citou, ao lembrar que nestes anos todos “teve as suas falhas que Deus logo consertava”.
Referindo-se às homenagens que estava recebendo, destacou que estes eventos são bons demais e representam um agradecimento que ele deve a Deus. “Fico feliz, também, ao ver a alegria de meus familiares por eu ter escolhido ser sacerdote e viver esses anos todos com esta missão”, concluiu.
O Pe. Luigi Favero comentou seu contentamento em receber Dom Giovanni Zerbini. “Além da amizade e da estima que me liga a ele há muitos anos, como Salesiano, o convite para que ele viesse à cidade é motivado pelo fato de que foi, por três anos, diretor do Colégio Salesiano de Araçatuba e o criador e primeiro diretor do Curso de Ciências Contábeis”, destacou.
Para o Pe. Luigi, “50 anos de padre e 60 de salesiano são datas que merecem celebração e gratidão por parte de quem recebeu tanto desse sacerdote e salesiano que se tornou Bispo”.