Docentes do UniSALESIANO participaram da Formação de Professores do Consórcio STHEM Brasil – edição 2025, realizada entre os dias 2 e 5 de setembro, na UnigranRio, câmpus Barra, no Rio de Janeiro. O encontro teve como temas centrais – “Transformação no Ensino e na Aprendizagem com Inteligência Artificial: Casos, Projetos e Problemas” e “Neurociência e Aprendizagem”, reunindo professores de instituições de ensino superior de todo o país.
Representaram o UniSALESIANO as professoras: Juliana Sedlacek Bassani (Nutrição e Farmácia), Bianca Elvira Belardi (Biomedicina) e Cláudia Sossai Soares (Medicina). O evento promoveu reflexões, debates e práticas baseadas em metodologias ativas, com oficinas ministradas por especialistas internacionais, como Héctor Ruiz Martín, diretor da Fundação Internacional de Ensino de Ciências, de Barcelona (Espanha), e Oscar Jerez Yañez, da Universidade do Chile.
Para o Coordenador dos Cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e Mecatrônica do UniSALESIANO, Prof. Nelson Hitoshi Takiy, que colaborou juntamente com o Prof. Dr. André Luis Ornellas – Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação com o desenvolvimento inicial desse programa no Brasil, a participação das docentes do UniSALESIANO é estratégica para fortalecer a inovação tecnológica e pedagógica.
“Todo ano temos um convênio que garante a presença de três professores nesse treinamento de metodologias ativas. Desde 2005, centenas de docentes já participaram, o que representa um diferencial para nossa instituição. Essas práticas aproximam o aluno da realidade, trazendo a prática para dentro da aula teórica, com uso de diversas ferramentas de avaliação”, afirmou.
REPERTÓRIO
A professora Juliana destacou que a formação, composta por módulos on-line e presenciais, amplia o repertório pedagógico dos docentes. “Estar por dentro de temas como inteligência artificial, neurociência aplicada à educação, aprendizagem ativa e criatividade nos ajuda a alinhar nossas práticas às exigências do mundo atual e do mercado educacional. Essa experiência nos permite tornar as aulas mais engajadoras e conectadas às necessidades dos alunos”, comentou.
A professora de Biomedicina, Bianca, reforçou a relevância da tecnologia como aliada na sala de aula. “O ponto mais importante que aprendi foi a necessidade de integrar metodologias ativas e a inteligência artificial como ferramentas poderosas no ensino-aprendizagem. Quero levar para os alunos o uso responsável da IA como recurso complementar, ajudando-os a utilizá-la de forma crítica e eficaz”, citou.
Já docente de Medicina, Cláudia, chamou atenção para o aspecto ético do uso da inteligência artificial. “Essas ferramentas sempre geram uma resposta, ainda que incorreta. Por isso, nossos alunos precisam ser treinados a usar a IA de forma crítica, com domínio do conteúdo e olhar científico. A tecnologia deve ser uma aliada, não um substituto do raciocínio clínico e científico.”
QUALIDADE
O Programa de Formação do Consórcio STHEM Brasil combina módulos EAD e um período presencial de imersão. Desde 2005, já impactou centenas de professores em todo o Brasil, consolidando-se como uma iniciativa que fortalece a inovação pedagógica e contribui para a qualidade do ensino superior.
Por fim, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, ressaltou o compromisso da Reitoria em manter o investimento no programa. “Temos destinado recursos todos os anos para garantir que nossos professores participem dessa formação internacional. Acreditamos que investir no aperfeiçoamento docente significa investir diretamente na qualidade da aprendizagem dos nossos alunos. O STHEM fortalece a inovação pedagógica e prepara nossos educadores para os desafios do futuro”, concluiu.