A professora Milena Araújo Tonon, docente do curso de Farmácia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, defendeu em abril de 2012, na Universidade de São Paulo – USP, em Ribeirão Preto, a tese de Doutorado Direto que iniciou em agosto de 2008 na área de Ciências Farmacêuticas junto ao Departamento de Física e Química da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto- FCFRP-USP.

A tese, intitulada Análise enantiosseletiva da zopiclona, suas impurezas e metabólitos em formulações farmacêuticas e materiais biológicos foi desenvolvida no Centro de Cromatografia e Eletroforese Capilar (CROEC), sob a orientação da professora Dra. Pierina Sueli Bonato.

O objetivo do trabalho foi estudar a zopiclona, fármaco indicado para o tratamento da insônia, utilizando diferentes ferramentas analíticas amplamente empregadas na indústria farmacêutica, como Cromatografia líquida de alta eficiência, com detecção UV-Vis e com detecção por espectrometria de massas (LC-UV e LC-MS-MS) e a eletroforese capilar (CE). A zopiclona foi estudada em matrizes biológicas como plasma e cérebro de ratos e também em comprimidos disponíveis no mercado.

Até o presente momento foram publicados três trabalhos descrevendo os resultados obtidos nesta tese de doutorado, os quais foram incluídos nas revistas Analytical and Bioanalytical Chemistry, Bioanalysis e Electrophoresis. Além disso, a professora Milena Araújo Tonon foi convidada a escrever um capítulo que integrará o Volume 11 de um livro Controle de Qualidade da Coleção Farmácia.

A professora Milena também apresentou parte dos resultados de sua pesquisa no 17th Latin-American symposium on biotechnology, biomedical, biopharmaceutical and industrial applications of capillary electrophoresis and microchip technology (LACE), realizado em Hollywood, Estado da Florida, nos Estados Unidos, no período de 2 a 6 de dezembro de 2011. O evento contou com a participação de conferencistas da Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Itália, México e Singapura.

Segundo o fundador e presidente do LACE, a eletroforese capilar e tecnologia de microchip são consideradas parte de micro e nanotecnologias. A intersecção de diversas áreas, como Física, Química, Biologia, Ciência da Computação e Engenharia, está permitindo que micro e nanotecnologia cresçam rapidamente.

 

Milena Araújo Tonon, do UniSALESIANO (de blusa estampada e cinto preto) junto aos membros da Banca Examinadora da USP: Isabel Jardim, Carol Collins, Pierina Bonato, Anderson de Oliveira e Lorena Cordeiro