A professora Eliane Cintra Rodrigues Montresol, do quadro de docentes do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, publicou artigo de sua autoria no livro Televisão Digital na América Latina: Avanços e Perspectivas. A obra, que tem como organizadores Osvando J. de Morais e Maria Cristina Gobbi, foi lançada no final do mês de setembro pela Editora Intercom.
O capítulo escrito por Eliane tem como tema A Propaganda e a publicidade na TV digital: um estudo exploratório de tendências. Nele, a autora destaca que a TV digital, já chamada de TVD, promete um novo cenário para a propaganda no Brasil, tendo em vista que a proposta do governo brasileiro é que ela agregue novas tecnologias e serviços, passando a ser interativa e permitindo ao telespectador a possibilidade de trocar informações com o transmissor e produzir conteúdo.
Eliane explica que embora a proposta já seja uma realidade em algumas capitais ela ainda se encontra em fase de implantação no Brasil, trazendo benefícios como a melhoria na imagem e som e recursos de interatividade que estão sendo testados. Em se tratando de área emergente, há a necessidade de contribuições resultantes de estudos e pesquisas e, neste contexto, a colaboração da autora se dá no sentido de analisar as mudanças que estão ocorrendo na publicidade e propaganda para a TV e faz um breve relato do panorama atual que envolve esta área frente às possibilidades que a TVD poderá proporcionar.
A metodologia utilizada consistiu de pesquisas de teor bibliográfico, exploratório e documental, realizadas a partir da localização, leitura e descrição de fontes na área de comunicação, mídia, publicidade e tecnologia, oferecendo um referencial teórico de apoio acerca do processo de produção de conteúdo e criação de novas formas de propaganda, tendo como base a interatividade e o entretenimento.