Profissionais renomados de diversos países lideraram cursos, conferências e palestras no 36º Congresso Brasileiro de Reumatologia, dentre eles, o reumatologista e professor do curso de Medicina do UniSALESIANO, José Marques Filho.
O encontro foi promovido pela Sociedade Brasileira de Reumatologia, entre os dias 4 e 7 de setembro, em Fortaleza. Aproximadamente 2.500 médicos e profissionais de saúde discutiram sobre doenças reumáticas, evolução da tecnologia, além dos avanços na área.
O docente do UniSALESIANO, que tem o cargo de presidente da Comissão de Ética e Disciplina na Sociedade Brasileira de Reumatologia, tratou sobre o assunto no evento através da mesa redonda “Decisão compartilhada e trajetória do paciente”, que aconteceu no dia 7, das 8h às 9h.
“Nos últimos anos, a ética tem sido um tema debatido e de forma interessante nas mesas redondas. Nesse evento, nós falamos sobre ética em diversas atividades médicas, como publicações de artigos. A minha fala baseou-se na decisão compartilhada”, explicou.
Marques Filho explicou que, antigamente, o médico era o detentor do saber, usava o paternalismo para decidir o que fazer com o paciente. “E hoje, necessariamente, o doente tem que participar da decisão em relação aos diagnósticos e condutas terapêuticas”, comentou.
Para o professor, é importante que médico e paciente consigam dividir a responsabilidade de decisões a respeito da vida do atendido, criando assim, uma relação simétrica. “Foi um tema muito interessante de ser discutido e todos gostaram”, concluiu.