O Jornal Brasileiro de Pneumologia publicou em sua edição de dezembro passado artigo científico que tem a professora Dra. Fernanda Figuerôa Sanches como co-autora. Ela integra do corpo docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba e ministra aulas na disciplina de Fundamentos Clínicos em Pneumologia.
A publicação destina-se a abrigar artigos científicos que contribuam para o aumento do conhecimento no campo das doenças pulmonares e áreas relacionadas. O trabalho recebeu o título de Relação entre o índice de massa corporal e a gravidade da asma em adultos.
Pesquisas recentes revelam que o aumento do índice de massa corporal (IMC) tem sido associado a uma maior prevalência da asma em adultos. Por isso, o artigo tinha por objetivo avaliar a associação entre a ocorrência da obesidade e a gravidade da asma em indivíduos adultos.
O estudo não foi conclusivo a respeito do tema porque a relação causal entre a obesidade e a gravidade da asma ainda permanece controversa. É necessário que pesquisas e abordagens adicionais sejam desenvolvidas para que se obtenha novas informações e esclarecimentos sobre a associação entre as duas doenças.