O UniSALESIANO foi palco de uma cerimônia que reconheceu a excelência e a dedicação de policiais militares e personalidades civis que têm contribuído para a preservação da ordem pública e para a defesa da vida e dignidade humana. O evento, realizado na manhã de 9 de dezembro pelo Comando de Policiamento do Interior 10 (CPI-10), em conjunto com o 2º e o 28º Batalhões de Polícia Militar do Interior e o 12º Batalhão de Ações Especiais de Polícia, destacou o comprometimento e a eficiência dos homenageados.
Durante a solenidade, foram entregues lauras de mérito pessoal, diplomas de destaque e reconhecimentos operacionais e administrativos aos policiais que se destacaram em suas atuações.
MEDALHA
Um dos momentos mais marcantes foi a entrega da Medalha Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, uma honraria excepcional concedida a personalidades civis, militares e entidades, que prestaram serviços de grande relevância à Polícia Militar do Estado de São Paulo.
O homenageado foi o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Dr. Emerson Sumariva Júnior. Docente do Curso de Direito do UniSALESIANO, Dr. Sumariva optou por receber a medalha em sua terra natal, próximo aos policiais com quem compartilhou combates ao crime ao longo de sua carreira.
Dr. Emerson Sumariva Júnior iniciou sua trajetória como magistrado em 1991, atuando em diversas comarcas da região de Araçatuba. Foi juiz titular em General Salgado, Guararapes e Araçatuba, dedicando quase duas décadas à Vara Criminal e à Corregedoria da Polícia Judiciária. Em 2022, foi promovido ao Tribunal de Justiça de São Paulo, onde atua na 5ª Câmara de Direito Privado. Além de sua carreira na magistratura, o desembargador é professor universitário desde 1995, atualmente lecionando no UniSALESIANO.
Visivelmente emocionado,. “Estar aqui, no UniSALESIANO, onde leciono desde 2022, é motivo de grande orgulho. Esta instituição é diferenciada, e sinto-me valorizado por fazer parte dela. Agradeço a Deus, à Polícia Militar e a todos que estiveram ao meu lado nessa jornada.”
O evento contou com a presença da coronel Adriana Roledo Beluzzo, comandante do CPI-10, que destacou a importância da parceria entre a Polícia Militar e a sociedade civil na promoção da segurança e do bem-estar. Familiares, amigos e autoridades locais também participaram, prestando suas homenagens aos condecorados.