A professora de Psicologia do UniSALESIANO, Joice Cozza, integra o grupo de palestrantes da “Capacitação e Formação para a Não Violência contra a Mulher”, promovida através de parceria entre Defensoria Pública, Sest Senat e Funepe com duração de seis meses.
As palestras acontecem mensalmente e são direcionadas para toda comunidade, principalmente assistentes sociais, psicólogos, educadores, defensores públicos, enfermeiros, pessoas ligadas aos equipamentos psicossociais, das áreas da saúde e educação de Araçatuba e região.
No dia 14 de fevereiro, Joice Cozza ministrou a palestra “Papéis sociais de gêneros”, que consistiu em definir o conceito de papel social e de gênero, e discutir a mulher como objeto de violência.
Ela analisou o papel social que se espera em 2020 de uma mulher que tem herança do patriarcado como se fosse um objeto. “É a mulher que cuida dos filhos, da casa, está submissa ao marido. Então, a importância de se discutir isso é, primeiro, dar poder às mulheres e, segundo, conseguir formar profissionais que estejam preparados para receber essa mulher violentada, justamente porque ela não responde mais a esses papéis prescritos”, explicou.
Joice frisou ainda a necessidade de agregar toda a região de Araçatuba nesse sentido. “É o início de uma discussão abrangente, duradora e concreta para trabalhar a não violência contra a mulher”, disse. Mais informações pelo site https://www.even3.com.br/naoviolencia2020/.