O UniSALESIANO foi representado no 41º Congresso Brasileiro de Psiquiatria – o maior encontro da especialidade na América Latina, pelo psiquiatra e docente do Curso de Medicina da Instituição, Dr. Hugo Yamanoi, que palestrou no evento.

O congresso, que reúne profissionais de saúde mental, estudantes e docentes de todo o país, foi realizado entre os dias 23 e 26 de outubro, em Brasília (DF).

Dr. Hugo, que foi convidado pela Associação Brasileira de Psiquiatria para palestrar sobre a “relevância e os desafios do ensino de psiquiatria na graduação”, participou pelo segundo ano consecutivo do evento.

Além do psiquiatra, o congresso teve a presença dos acadêmicos de Medicina, Marcela Cardoso e João Neto. “A participação dos alunos mostra a importância da formação em saúde mental no currículo médico, um tema que ganha cada vez mais destaque no cenário da saúde pública”, frisou, Dr. Hugo, que integrou ainda uma mesa especial dentro do congresso dedicada ao ensino médico em psiquiatria e ao fortalecimento das Ligas Acadêmicas da área – o Encontro Nacional das Ligas Acadêmicas de Psiquiatria (ENALAPSI).

VISIBILIDADE

Em sua 10ª edição, o ENALAPSI é um espaço voltado para o apoio e a visibilidade das iniciativas acadêmicas, incentivando o protagonismo de acadêmicos e professores no desenvolvimento da psiquiatria desde a formação universitária.

Segundo Dr. Hugo, o evento é uma oportunidade única de troca de conhecimentos entre docentes e alunos, destacando que “a psiquiatria na graduação aprimora o manejo clínico em diversas especialidades, como urgência e emergência, endocrinologia, pediatria e geriatria, além de ser fundamental no atendimento integral à saúde.”

Por fim, ele convida os acadêmicos do UniSALESIANO a participarem da próxima edição do Congresso Brasileiro de Psiquiatria, que acontecerá no Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 8 de novembro de 2025. “Esse evento é uma oportunidade ímpar de aprendizado e networking. Para os acadêmicos, haverá tarifas especiais de inscrição.”

Para o Coordenador do Curso de Medicina, Dr. Antônio Poletto, a presença de representantes do UniSALESIANO no congresso reforça o compromisso da Instituição em formar médicos com uma compreensão ampla e aprofundada sobre saúde mental, alinhada às demandas contemporâneas da medicina.

“Para o Curso de Medicina do UniSALESIANO, essa participação representa um passo importante na construção de um currículo que valoriza a psiquiatria, ampliando o impacto positivo dessa área na saúde da população”, concluiu.