“Novo Tempo na Ressocialização”. Esse é o nome do projeto que levou a docente do Curso de Fisioterapia do UniSALESIANO, Profª. Carolina Vicentini Verdi, a conquistar o título do “Destaque do Ano”, no 15º ABQM Awards & 12º Hall da Fama.

Uma das maiores premiações do agronegócio brasileiro, promovida pela Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM), aconteceu na noite do dia 27 de janeiro, em São Paulo.

Carolina explica que o projeto tem por objetivo contribuir com a ressocialização de crianças com dificuldades no aprendizado escolar e que foram impactadas com a epidemia da Covid-19, através da equoterapia com o cavalo quarto de milha.

“O cavalo fez o seu papel, contribuindo para a melhoria dessas dificuldades. Mais de 70% dos casos tiveram progresso, conforme avaliações métricas.  A união do movimento do cavalo com as atividades psicomotoras levou aproximadamente 40 crianças atendidas a melhorarem a coordenação fina, global, entre outras situações”, disse.

CARINHOSO

A docente elogiou as qualidades do quarto de milha, que é um cavalo amigável, carinhoso, sabe acolher as pessoas e tem uma passada extremamente precisa, o que beneficia os praticantes da equoterapia.

O projeto do HC Centro de Equoterapia, de propriedade de Carolina e do sócio Henrique Sartori Coutinho, é resultado de uma parceria entre a ABQM, Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Associação Nacional de Equoterapia (ANDE Brasil) e Prefeitura Municipal de Araçatuba.

“Me sinto emocionada e muito grata a Deus, a todos os parceiros, e também a toda equipe que participa deste projeto. É o reconhecimento da equoterapia, do nosso trabalho, que mostra que vale a pena investir no próximo”, ressaltou a premiada.