Eliane Cintra Montresol, docente do Curso de Comunicação do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, participou do 2º Simpósio Internacional de Televisão Digital (SIMTVD), realizado entre 7 e 11 de novembro, em Bauru. Na oportunidade, a convite da coordenação do evento, no dia 11, ela apresentou um trabalho sobre o tema TV Digital e Comunicação Regional: Informação e Expectativas. Além dela, são autoras do trabalho as professoras Ana Paua Saab, também docente do curso de Comunicação do UniSALESIANO, e Thalita Maria Mancoso Mantovani e Souza, mestre em TV Digital, formada pela Unesp e residente naquela cidade.

O Simpósio foi organizado por professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp e contou com o apoio da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Grupo PET Comunicação, Agências Juniores de Rádio e Televisão, de Jornalismo e de Relações Públicas e Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec).

Adotando como tema central A Televisão Digital na América Latina: avanços e perspectivas, o evento teve por objetivo conhecer o atual estágio de implantação da televisão digital nos países do Cone Sul e da América Central, bem com possibilitar discussões e conhecimentos sobre os processos desenvolvidos e as perspectivas de futuro para esta ampla e diversificada região. Segundo a professora Eliane, trata-se de um desafio a ser superado para que os diversos setores acadêmicos e profissionais possam interagir, permitindo o desenvolvimento de ações conjuntas que atendam esses segmentos em todos os seus âmbitos, produzindo contribuições significativas para uma sociedade mais igualitária, sustentável e democrática.

O 2º Simpósio Internacional de Televisão Digital (SIMTVD) tem caráter internacional e preenche uma lacuna importante ao trazer para a comunidade acadêmica, profissionais e demais interessados informações sobre o atual estágio de desenvolvimento e de produção nos múltiplos processos tecnológicos digitais na América Latina, proporcionando espaços para intercâmbios e promovendo diálogo entre pesquisadores, setores produtivos, governo e a sociedade civil organizada. “Isso permitirá uma maior contextualização e conhecimentos sobre as novas demandas tecnológicas e sociais da televisão digital e dará incremento cognitivo às pesquisas sobre tecnologias digitais realizadas na universidade”, comentou Eliane.

Ainda de acordo com a docente, “o Simpósio Internacional de Televisão Digital foi um acontecimento grandioso, que marca o calendário de eventos internacionais na área de tecnologia, educação e produção de conteúdos para TV digital, que são as respectivas linhas de pesquisa do programa de Pós-Graduação da Unesp, e que contou com palestrantes e participantes internacionais e brasileiros ligados à área”.

Eliane destacou, por último, que a sugestão para que o trabalho fosse apresentado à coordenação do evento, em Bauru, partiu da professora Dra. Maria Cristina Gobbi, coordenadora em exercício do Programa de Mestrado, tendo em vista a qualidade e importância do tema em questão. “Ficamos muito felizes com esta oportunidade. Afinal, é uma recompensa ao amor que temos pela pesquisa e pela docência”, concluiu.

PROGRAMA – O Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento, da Unesp de Bauru, iniciou suas atividades no segundo semestre de 2008 em nível de Mestrado Profissional. A tradição em pesquisa, extensão e atividade profissional da Universidade Estadual Paulista e da FAAC se expressam no quadro docente, que reúne pesquisadores de produção relevante para a pesquisa e para o desenvolvimento em Televisão Digital (TVD). Possui três linhas de pesquisa: Gestão da Informação e Comunicação para Televisão Digital, Educação Assistida por Televisão Digital e Inovação Tecnológica para Televisão Digital.