O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba realizou nesta quinta-feira, à noite, na Igreja N. S. Auxiliadora, a Aula Magna do Curso de Direito do Calendário Acadêmico de 2007.
A abertura oficial do evento foi conduzida pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, que falou aos presentes. Referindo-se à Aula Inaugural, disse que este é um momento importante para a Instituição, para a coordenação do curso e para os acadêmicos, pois trata-se de um evento que deve ser realizado com formalismo. “Não é apenas uma aula, mas a atividade solene que inicia oficialmente o calendário acadêmico do ano”, destacou.
Antes da abertura houve uma apresentação do Coral da Universidade Aberta da Melhor Idade (UNA), um departamento do UniSALESIANO. Também na parte exterior, próximo à Igreja, a Banda Municipal de Valparaíso executou números musicais antes da palestra. O Pe. Luigi pediu um clarinete emprestado e tentou alguns solos juntamente com os músicos. Depois, agradeceu e cumprimentou pessoalmente cada um deles.
Convidado especialmente para a solenidade, o Prof. Dr. Flávio Martins Alves Nunes Júnior ministrou palestra sobre o tema ´Estude Direito e Memorize Direito´. Ele atua como coordenador do curso de Direito do Centro Unisal de Lorena e como professor dos cursos PRIMA – Rede de Ensino Telepresencial e Êxito.
Alves Nunes é autor de vários livros, entre os quais o que tem o mesmo nome da palestra a ser apresentada.
Em sua exposição aos alunos de Direito do UniSALESIANO ele apresentou uma série de técnicas de estudo, de metodologias de pesquisa e de memorização que contribuem para proporcionar uma melhor assimilação de conteúdos e ensinamentos.
Segundo o palestrante, antes de enfrentar um desafio a pessoa deve preparar-se adequadamente para faze-lo, munindo-se de mecanismos que favoreçam a obtenção dos objetivos. Ou seja: o acadêmico deve aprender a aprender. Ele comparou esta necessidade ao trabalho de um lenhador que, antes de cortar a madeira, deve afiar bem o seu machado.
Flávio Martins Alves Nunes Júnior deu especial enfoque às dificuldades que um aluno ou profissional enfrenta na aquisição de novas informações, defendendo que tais problemas não são decorrentes de incapacidade do indivíduo e sim do uso de comportamentos inadequados, neutralizando-se as vantagens que um método científico, racional e organizado pode oferecer.
O Prof. Dr. Flávio Martins Alves Nunes (de terno marrom), ao lado do Vice-Diretor, Prof. André Luís Ornellas, do coordenador e professores do Curso de Direito do UniSALESIANO