DIÁRIO VIRTUAL – DIA 10 DE JULHO

Escrito pelo agente de pastoral, Rafael Rodrigues dos Santos

O dia começou cedo com a subida ao Morro de São Marcos. Os universitários acordaram às 5h e tiveram que caminhar cerca de 3km até o morro, onde puderam visualizar e contemplar toda reserva indígena de São Marcos. A santa missa também foi celebrada no alto do morro, pelo Pe. Guilherme Morales, no qual permitiu, durante sua homilia, que os presentes partilhassem um pouco dessa experiência de estar tão próximos de Deus.

“Percebemos nossa pequenez quando estamos aqui em cima. Vemos como somos pequenos e como Deus é tão grande” – depoimento do aluno de Biomedicina, Silvano da Costa Ribeiro.

Na volta, os alunos se reuniram para organizar as atividades que iriam desenvolver no período da tarde. A equipe foi dividida em dois grupos: limpeza do pomar e atividades na vila, como a coleta de lixo, com o envolvimento de 210 crianças de todas as faixas etárias.

Para a coleta de lixo, foram divididos quatro grupos, cada um com uma cor. Depois, foram separados os recicláveis e os descartáveis. Os recicláveis serão usados no dia 11/07 (quinta-feira) para fazer brinquedos e outros artesanatos. No final as crianças retornaram ao centro para as premiações.

No pomar, foi feito um estudo local de toda área e logo após o trabalho foi feita a limpeza geral.

Ao final do dia, foram passados as orientações e o cronograma do dia seguinte. No momento da partilha, a coordenadora Juliana pediu para que cada universitário descrevesse o sentimento de todo esse dia com uma única palavra. Dentre tantos sentimentos, a palavra “superação” foi a que mais se destacou!