Foram realizadas no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium –UniSALESIANO de Araçatuba, nesta quarta e quinta-feira, as Aulas Magnas do curso de Fisioterapia, com duas palestrantes convidadas. O evento do dia 6, à noite, realizado na Igreja Universitária, foi aberto pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, e o professor Dr. André Luís Ornellas, Vice-Diretor, presidiu na sala do Tribunal do Júri os trabalhos desta quinta-feira, pela manhã.
O Pe. Luigi iniciou seu discurso falando das grandes turmas que iniciaram Fisioterapia, desde quando as aulas eram realizadas no prédio da Rua Carlos Gomes, comentando o crescimento, a consolidação e a qualidade do curso. Ele enalteceu a profissão, lembrando que seu início ocorreu após a Segunda Guerra Mundial e depois de um surto de poliomielite, quando os soldados retornaram com ferimentos e necessitavam de tratamento. “Um destes tratamentos era a recuperação dos movimentos para obter a reabilitação dos pacientes, cuidados estes que deram origem à profissão”, contou. Citou que muitos tratamentos foram feitos até que surgissem os primeiros centros de recuperação, com enfoque na recuperação física, até a regulamentação da profissão, em 1969.
Ao finalizar sua participação, o Pe. Luigi agradeceu e elogiou os trabalhos da coordenação e os docentes do curso, parabenizando a palestrante Bruna Biffe, que foi aluna da primeira turma do curso de Fisioterapia do UniSALESIANO.
A Aula Magna da quarta-feira, à noite, sobre o tema Fundamentos para a Prevenção da Diabetes Mellitus, foi apresentada pela Dra. Bruna Biffe, graduada em Fisioterapia pelo UniSALESIANO de Araçatuba, em 2007. Ela é mestre em Ciências Fisiológicas pelo Programa Multicêntrico de Pós Graduação em Ciências Fisiológicas, da Unesp de Araçatuba, e pela Sociedade Brasileira de Fisiologia SBFis, em 2011, e doutoranda em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Ela conta com grande experiência na área de Fisiologia, com ênfase em fisiologia endócrina e fisiologia do exercício.
Por sua vez, o professor Dr. André Luís Ornellas, que presidiu a Aula Magna da quinta-feira, pela manhã, elogiou a todos pelo empenho e dedicação e também fez um histórico do início do curso de Fisioterapia no UniSALESIANO de Araçatuba, citando o grande número de alunos e a construção das Clínicas de Enfermagem e Fisioterapia na Unidade II, no espaço da UNA. Falou sobre a qualidade do curso, que a cada ano se consolida como sendo o principal região e que, diante deste cenário, o UniSALESIANO optou por abrir turmas nos períodos diurno e noturno. “Os nossos alunos de Fisioterapia são diferenciados na postura ética e se formam como excelentes profissionais”, destacou, citando que um exemplo desta realidade era a palestrante, Dra. Amanda Petek, também aluna da primeira turma de Fisioterapia do UniSALESIANO.
A Aula Magna da quinta-feira, pela manhã, foi proferida pela Dra. Amanda Petek, que falou sobre o tema Uma abordagem sobre a Diabete Mellitus Gestacional. Ela também foi graduada em Fisioterapia pelo UniSALESIANO de Araçatuba, em 2007, é especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, mestre em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp e doutoranda em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Botucatu, também da Unesp.
Na foto superior, o Pe. Luigi entrega um exemplar do livro Araçatuba – 100 Anos de História à Dra. Bruna Biffe; Na foto seguinte, a Dra. Amanda Petek, ao lado da professora Carla Komatsu Machado