Com uma trajetória brilhante em sua graduação, a arquiteta formada no UniSALESIANO, Maria Gabriela Silva Lêdo, de 25 anos, comemora sua aprovação no Mestrado da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araçatuba.

A aprovação de Maria Gabriela, em 2015, abriu caminhos para muitas conquistas, como o excelente desempenho no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes); nível de distinção acadêmica – “Magna Cum Laude”; e reconhecimento como melhor aluna da turma de 2019, do Curso de Arquitetura.

O Coordenador do Curso de Arquitetura do UniSALESIANO, Prof. Giuliano Pincerato, afirmou que a jovem, desde o começo da graduação, se mostrou ser uma acadêmica diferenciada. “Sempre esteve em busca de pesquisas externas e de complemento do que era proposto em projeto. Sempre incentivou os demais alunos para que procurassem a busca pelo conhecimento”, disse.

Confira abaixo a entrevista com Maria Gabriela:

– Por qual motivo escolheu o Curso de Arquitetura do UniSALESIANO?

– Por dois motivos principais; desde que fui realizar a prova do processo seletivo da graduação e tive a oportunidade de conhecer a estrutura do UniSALESIANO, fiquei encantada com a universidade, um lugar amplo e agradável, confesso que os jardins me chamaram muito a atenção. Além disso, o fato de ser uma universidade católica, que tem como patrono Dom Bosco, conquistou meu coração, um local que evoca a presença de Deus com certeza chama minha presença também, na certeza de que será um lugar de respeito e amparo. Por fim, passei com uma colocação bem legal e iniciei minha graduação.

– Quando se formou e que área decidiu seguir?

– Me formei em 2019, mas quis dar continuidade aos meus estudos na área de Arquitetura e Urbanismo como aluna especial na Unesp, até como uma forma de preparo para ingressar no mestrado. Concomitante com os estudos, quis explorar o exercício profissional; iniciei com algumas parcerias, atuei em um escritório, trabalhei por conta própria até, por fim, me matricular no mestrado.

– Como foi a prova do mestrado? Quando começam as aulas?

– A prova do mestrado foi dividida em algumas fases; a princípio foi feita a inscrição no processo e o envio de alguns documentos solicitados, dentre eles, a súmula curricular, o projeto de pesquisa que eu desejava desenvolver e a indicação da linha de pesquisa que gostaria de seguir. Aprovada a inscrição, na primeira fase foi avaliada a súmula curricular; na segunda fase foi feita uma prova escrita online e, na terceira fase, foi analisado o projeto de pesquisa e foi feita uma arguição com dois professores do programa de pós-graduação. Sobre a prova, especificamente, esta foi realizada na modalidade online devido à pandemia, e consistia em apenas uma pergunta. No edital estavam especificadas as leituras a serem feitas como forma de preparo a esta prova. O texto de resposta à pergunta deveria ser numa estrutura científica, utilizando tais leituras previamente feitas e mencionando os autores na escrita. As aulas já começaram na verdade, o primeiro semestre teve início no dia 7 de março.

– Qual seu objetivo profissional?

– Meu objetivo é atuar na área de arquitetura e urbanismo, de duas formas simultâneas. Pretendo continuar na academia, primeiramente, com o mestrado e, depois, ministrando aulas. Mas também pretendo atuar no mercado de trabalho num escritório, por exemplo. Acredito ser necessário que o profissional esteja em constante aprimoramento, e para mim, a melhor forma disto é através do estudo. Portanto, conciliar essas duas áreas é uma forma eficiente e prazerosa de buscar esse objetivo.