O Cardeal Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos, está prestes a fazer uma visita especial a Araçatuba, marcando os 75 anos da presença salesiana na cidade, um Jubileu de Brilhante. O evento está programado para o dia 6 de março de 2024 e incluirá diversas atividades em homenagem a essa significativa trajetória educacional e pastoral.

A celebração começará com a visita do Cardeal às casas salesianas na cidade, incluindo os renomados Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”, o Centro Universitário UniSALESIANO e a Paróquia São Francisco e Santa Clara, animada pela comunidade salesiana. O Cardeal Ángel Artime terá a oportunidade de interagir com alunos, professores e membros da comunidade educativa durante sua visita às instituições salesianas.

No período da tarde, está programado um encontro com os salesianos da região (Lins e Araçatuba), proporcionando um momento de comunhão e partilha entre o Reitor-Mor e as comunidades religiosas.

À noite, o destaque será a Missa em Ação de Graças, que acontece na Igreja Universitária do UniSALESIANO, marcando um momento de reflexão e espiritualidade. A comunidade salesiana, juntamente com diversos grupos da Família Salesiana, participará da liturgia especial, que será transmitida não apenas presencialmente, mas também por meio de canais on-line, permitindo que um público mais amplo se una a essa celebração.

Esse encontro não apenas celebra os 75 anos da presença salesiana em Araçatuba, mas também reforça o compromisso contínuo dos salesianos em contribuir com a educação e evangelização das novas gerações. A visita do Cardeal Ángel Artime promete ser um momento de bênçãos, reflexão e celebração para toda a comunidade salesiana e a cidade de Araçatuba. O último Reitor-Mor que visitou esta região foi Dom Renato Ziggiotti, em 1957.

“Para a família salesiana, receber o Reitor-Mor é como receber o próprio Dom Bosco. Isso nos enche de alegria e de entusiasmo para levar adiante a nossa missão de educar e evangelizar”, destacou o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Vendrame, SDB.

REITOR-MOR

Nascido em 21 de agosto de 1960, em Gozón-Luanco, nas Astúrias, Espanha, o Pe. Ángel Fernández Artime trilha um notável caminho de dedicação à Congregação Salesiana. Sua jornada religiosa teve início com a primeira Profissão Religiosa, em 3 de setembro de 1978, seguida pela Profissão Perpétua, em 17 de junho de 1984, realizada em Santiago de Compostela. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 4 de julho de 1987, na cidade de Leão.

Pe. Ángel possui notáveis credenciais acadêmicas, sendo laureado em Teologia Pastoral e possuindo licenciatura em Filosofia e Pedagogia.

Sua trajetória na Congregação Salesiana incluiu papéis de destaque, como Delegado da Pastoral Juvenil, Diretor de escola em Ourense, membro do Conselho Inspetorial, Vice-Inspetor e, entre os anos de 2000 e 2006, Inspetor (Provincial) Salesiano.

Após participar ativamente da Comissão Técnica responsável pela preparação do Capítulo Geral 26, em 2008, recebeu a nomeação como Superior da Inspetoria da Argentina Sul (ARS), em 2009, sediada em Buenos Aires. Nesse período, teve a oportunidade de colaborar pessoalmente com o então Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, hoje, o Papa Francisco.

Em 23 de dezembro de 2013, foi designado Superior da recém-criada Inspetoria da ‘Espanha Mediterrânea’, dedicada a Maria Auxiliadora. Contudo, antes de assumir essa nova responsabilidade, em 25 de março de 2014, foi eleito pelo Capítulo Geral 27 como o novo Reitor-Mor da Congregação Salesiana, tornando-se o 10º Sucessor de Dom Bosco. Em 2024, celebra uma década à frente dos Salesianos, um marco significativo em sua liderança inspiradora.