Com o tema “Décadas que marcam épocas”, acadêmicos do 1º termo do Curso de Publicidade e Propaganda do UniSALESIANO promovem a 5ª Exposição Fotográfica, na entrada do Bloco C, após as catracas, até o dia 5 de maio.

A atividade integra a disciplina de Fotografia, ministrada pelo Prof. Maikon Malaquias, que também é Coordenador de Marketing do UniSALESIANO.

Podem ser vistos na Exposição trabalhos desenvolvidos por seis grupos, que ficaram responsáveis por décadas correspondentes aos anos 50 até os anos 2000. “Cada grupo planejou, organizou a temática a ser retratada, figurino e base de cenário”, conta Malaquias.

COMPLEXO

Antes da Exposição, no dia 1º de abril, os acadêmicos utilizaram a nova estrutura do COMULTI – Complexo Multimídia, para registrar a sessão de fotos da atividade. “Fizeram em conjunto, cada grupo em ordem, e tiveram um tempo para sua sessão de fotos”, explica Malaquias, ao ressaltar que o novo complexo possui um grande estúdio central, que possibilita muitas atividades simultâneas.

Após o registro fotográfico, na semana seguinte, os grupos tiveram uma aula de edição fotográfica usando Photoshop. “A Exposição tem o objetivo de mostrar os bastidores de campanhas publicitárias, com a mostra de uma foto bruta (sem edição), foto editada e um making of do registro”, detalha o docente.

Para Malaquias, essa é uma oportunidade para os acadêmicos sentirem os desafios de um trabalho prático, já no início do curso, onde recebem um tema, organizam em grupo a execução junto à nova estrutura do COMULTI, colocam em prática o desafio proposto.

“Depois, vivenciam a edição e produção. Ao final, contemplam a comunidade acadêmica com essa exposição. Todo esse trabalho, já feito no início da graduação, é muito importante para formação deles”, frisa Malaquias.

Por sua vez, o Diretor-Geral do UniSALESIANO, Pe. Erondi Tamandaré, SDB, afirma que a arte expressa não somente o belo, mas converge para a contemplação de toda criação. Assim, o autor e o espectador se abrem a partir da imanência para a transcendência; do fugaz para o perene. “Recordemos o que fala no livro do Gênesis, capítulo 1º: Deus, em sua ação criadora, conforme criava, via que toda criação era boa”, finaliza.