Nascido em Luiziânia, pequena cidade da região de Araçatuba, o jovem Ismael Rufino Camargo pode comemorar seu crescimento dentro da área que escolheu seguir, a engenharia. Ainda como estagiário, o aluno que se formou no UniSALESIANO conseguiu ser efetivado na Solinftec, em Araçatuba – umas das maiores empresas no ramo da agricultura digital.
Camargo é mais um exemplo da série “Casos de Sucesso”, do UniSALESIANO. Confira a entrevista abaixo com o analista de qualidade:
– Qual período estudou no UniSALESIANO?
De 2014 a 2018.
– Por que escolheu o curso de Engenharia Elétrica e a Instituição?
Desde adolescente, sempre tive vontade de ser engenheiro civil. Minha mãe trabalhava numa construtora renomada e desde cedo fui aprendendo algumas coisas com ela e tendo interesse no que era feito no serviço dela. Quando prestei o vestibular, eu tinha certeza de que queria fazer Engenharia Civil. Mas, quando me matriculei, não havia vaga e, então, fui para o curso de Engenharia Elétrica até que surgisse vaga na Civil.
Eis que, para minha surpresa, me apaixonei pelo curso e não quis sair mais. Descobri uma grande paixão pela Engenharia Elétrica. Uma área do qual abrange vários conhecimentos e ensinamentos, que fez com que eu me apaixonasse ainda mais. Aos poucos fui adquirindo conhecimento, colecionando curiosidades em saber cada vez mais e me aprofundando na parte de eletrônica, eletrônica de potência, sistemas elétricos. Fiquei ainda mais fascinado.
A escolha da instituição foi por meio de referências de pessoas próximas a mim, que conheciam o UniSALESIANO e me relataram o quão grande é em nível de conhecimento, estrutura e suporte aos alunos. Isso me fez ficar ainda mais motivado e, quando ingressei no curso, pude ver de perto o nível incomparável de conhecimento que essa instituição transmite. Sem contar na estrutura inovadora e tecnológica que ela possui.
– Qual avaliação faz do curso e do UniSALESIANO?
O curso de Engenharia Elétrica foi para mim nota 10. Com professores inteligentíssimos, rígidos quanto ao conhecimento que deveríamos adquirir para que nos destacássemos no mercado de trabalho, futuramente, buscando sempre inovações quanto às disciplinas e atividades desenvolvidas na teoria e na prática. E como já disse, o UniSALESIANO possui uma estrutura incomparável e busca sempre o que há de melhor para os seus alunos, fornecendo recursos e suporte a todos.
– O que agregou o curso do UniSALESIANO para a sua carreira?
O benefício que tudo isso trouxe tanto para a minha vida pessoal como profissional é de extrema importância. Principalmente para que eu conseguisse assimilar e decidir o que eu realmente queria fazer dentro dessa profissão e qual caminho eu seguiria. O que me fez ter uma visão ainda mais ampla após o meu período de estágio na empresa que permaneço trabalhando hoje.
– Após formado, decidiu seguir qual ou quais ramos?
De início, entrei como estagiário na empresa Solinftec. Estava trabalhando com manutenção em computadores de bordo. Só que, há pouco tempo, decidiu-se implantar um novo setor dentro da empresa e aí fui nomeado para o mesmo, por estar me destacando e buscando cada vez mais conhecimento, ficando responsável por cuidar de toda a parte de qualidade dos equipamentos dos quais trabalhamos, sendo eles novos ou que já estejam em campo.
Tenho como perspectiva profissional me destacar cada vez mais dentro da Solinftec, subir um degrau de cada vez, buscando sempre mais conhecimento e agregando valores à empresa, que já é de uma popularidade tremenda e única no ramo da agricultura digital.
– Qual o objetivo do seu trabalho, hoje?
O principal objetivo é tratar de problemas relacionados a um determinado produto, estudar soluções para o mesmo, apresentá-las e aplicá-las junto à equipe de produção.
Trabalhar com estatísticas de problemas e soluções em produtos novos e os que já estão em campo, e também apresentar uma síntese do que possa vir a acontecer depois de um tempo. Isso é o que faz o setor do qual faço parte hoje.