O UniSALESIANO de Araçatuba realizou no dia 14 de março, às 19h30, a Aula Magna dos cursos da Saúde, envolvendo os cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição. A aula foi realizada na Igreja Universitária, com presença do Reitor, Pe. Luigi Favero, coordenadoras e professores.
Pe. Luigi Favero fez a abertura oficial aos alunos falando da importância dos cursos da área da saúde na qualidade de vida da sociedade e mencionou a abertura, em breve, do curso de Medicina, que se encontra em fase final de implantação.
A palestra foi ministrada pela Prof.ª Adalberta de Holanda Cavalcante Fortes, voluntária do Programa Amor-Exigente de Araçatuba, há 27 anos. O testemunho de vida da professora emocionou a todos, com a história de perdas familiares e a superação, através da entrega ao apoio às famílias e pessoas envolvidas com drogas.
Além da atuação da ONG “Amor Exigente”, a Prof.ª Adalberta , ministra palestras com o objetivo de divulgar o projeto. A palestrante emocionou os professores, alunos e Reitoria, quando mencionou que perdeu seu filho de 19 anos para as drogas e só depois de um ano conheceu o programa amor-exigente e coloca que se tivesse conhecido antes poderia ter ajudado mais o seu filho. Também falou sobre vários casos de pessoas viciadas em drogas lícitas. Ela enfatizou que esses indivíduos são pessoas doentes e que precisam de muito amor da família, apoio físico e espiritualidade, ou seja, crer e ter fé em Deus.
A palestrante também abordou os tipos de drogas lícitas e ilícitas, além dos malefícios causados por elas às pessoas e às famílias.
Após a palestra houve o testemunho de Daniel Garcia Rocha, viciado em álcool desde a adolescência e que hoje já se recupera. Ele é coordenador Terapêutico do Centro Terapêutico Divina Providência em Araçatuba. Foi muito emocionante este relato, para conscientizar os jovens da importância de não se realizar abusos na utilização de bebidas alcoólicas, mesmo que seja somente em finais de semana, além de mostrar que a criança que cresce em uma família que bebe, possivelmente será um adulto mais suscetível ao alcoolismo.
Houve também a participação de Luís Roberto dos Santos, técnico em comunicações, voluntário do Amor-Exigente, há 13 anos e, atualmente, exerce o cargo de presidente. Também luta pela causa por ter um filho adicto em recuperação.
A Igreja estava com aproximadamente 1.000 alunos dos cursos da saúde e o Padre Luigi ficou muito feliz de ver a participação e elogiou a palestrante dizendo que foi uma das melhores palestras que ouviu nos últimos 15 anos.
Os trabalhos de organização do evento foram desenvolvidos pelas coordenadoras: Ana Carolina L. Frade Gomes, Ariadine Pires, Carla Komatsu Machado, Claúdia Cyrillo Pereira, Juliana Maria Mitidiero e Rossana Abud Cabrera Rosa.