O Pró-Reitor de Pastoral Universitária, Pe. Waldomiro Bronakowski, participou da 33ª edição do Curso de Verão, promovido pelo Ceseep (Centro Ecumênico de Serviços e Evangelização e Educação Popular). O evento aconteceu em São Paulo, entre os dias 8 e 16 de janeiro, com o tema “Espiritualidades na Cidade: por uma dimensão libertadora”.

Segundo Pe. Waldomiro, havia mais de 500 pessoas debatendo os assuntos envolvidos com o tema, sendo 85% jovens. Ele lembrou que quem coordena o Curso de Verão é o Pe. José Oscar Beozzo, homenageado no ano passado, pelo UniSALESIANO, com o título Doutor Honoris Causa. “Ele é de Lins, historiador, autor de vários livros e publicações”, completou.

Sobre o evento, o Pró-Reitor disse que o tema deste ano lembra o lema dos salesianos, que é, segundo Dom Bosco: “ser bons cristãos e honestos cidadãos”. “Então, cidadão, cidadania, lembram cidades. Portanto, como atingir esse povo em sua dimensão religiosa, ecumênica e cristã? Um povo esperançoso. Discutimos esse ponto”, afirmou.

Os assuntos, distribuídos em seções, foram debatidos pelos seguintes palestrantes: o sociólogo Faustino Teixeira – “Panorama das religiões e da expressão das diferentes espiritualidades na cidade”; jornalista Magali Cunha Nascimento – “Influência das mídias no campo religioso: disputas e confrontos em nome da fé”; biblista Maria Soave – “A espiritualidade libertadora de Jesus”; e o monge beneditino, Marcelos Barros – “A dimensão libertadora da espiritualidade na militância social e pastoral”.

Por fim, Pe. Waldomiro comentou que o conteúdo aplicado no Curso de Verão ajudará no desenvolvimento dos trabalhos da Pastoral, principalmente por conta dos jovens. “Temos que manter a esperança nos jovens, não esperar de braços cruzados”, concluiu.