Em janeiro de 2007 o Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene Pública da Prefeitura Municipal (SSHP), firmou acordo de cooperação com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). O convênio contribuiu para transformar o Cerest local em uma Área de Estágio Supervisionado para os alunos do 7º e 8º termos do Curso de Fisioterapia, nos períodos matutino e vespertino, com rodízio dos grupos de estágio a cada quatro ou cinco semanas.

A ação é consubstanciada nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia (Resolução CNE/CES 4/2002), que em seu art. 5o. dispõe que “a formação do Fisioterapeuta tem por objetivo dotar o profissional para atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente (…)”.

Assim, os acadêmicos, acompanhados do orientador de estágio e da equipe multiprofissional do Cerest, composta atualmente por fonoaudióloga, médico e enfermeira do Trabalho, realizam regularmente visitas a empresas e indústrias com o intuito de vivenciar uma ação de vigilância em saúde do trabalhador e atuar na área de ergonomia e preventiva. Depois da visita, os estagiários elaboram um relatório sobre a empresa visitada, a fim de analisar as condições do ambiente de trabalho e elencar medidas de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

As visitas contam com a supervisora de estágio Simone Galbiati Terçariol, docente do curso, e do orientador de Estágio, Rafael Vidovix Duran. Os trabalhos contam com a autorização e apoio da coordenadora clínica, professora Graziele Cristina Gelmi Simões, e da professora Carla Komatsu Machado, coordenadora do curso de Fisioterapia do UniSALESIANO.