O Curso de Direito do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba instalou nesta sexta-feira, à noite, a Delegacia-Escola com Flagrante Simulado. Os trabalhos foram acompanhados pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição e pelo Bispo Diocesano de Araçatuba, Dom Sergio Krzywy, que se encontrava em visita à Instituição.
Também participaram do evento o Vice-Diretor, Prof. André Luís Ornellas e o coordenador do curso, Prof. Helton Laurindo Simoceli.
A atividade foi conduzida pelos professores Alessander Lopes Dias, Fábio Pistori e Oscar de Carvalho, delegados de polícia na região de Araçatuba, que em suas respectivas disciplinas abordam o tema nos trabalhos aplicados em sala de aula. Os policiais civis, Manoel Francisco Máximo Nogueira e Edison Luís Rodrigues, do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (GARRA), também atuaram durante a implantação da Delegacia-Escola.
Tudo foi realizado com uma simulação. Uma viatura da Polícia chegou até a entrada do prédio principal do UniSALESIANO com um preso algemado. Ele foi capturado pelos policiais e levado à Delegacia, onde seria interrogado. No local, delegados registraram a prisão em flagrante, escrivães redigiram os termos da peça e testemunhas prestaram depoimentos.
Na sala havia muitas pessoas, com uma platéia formada por alunos do curso de Direito, que acompanhavam o desenrolar das práticas de trabalho de uma investigação policial civil. Através da atividade, os três delegados mostraram como funciona na realidade um ato de prisão com todas as etapas que se seguem ao acontecimento.
A Delegacia-Escola é inédita e se constitui em uma grande novidade para a cidade e região. Sua criação partiu de uma iniciativa do coordenador do Prof. Helton Laurindo Simoceli e dos três professores e delegados. O órgão interno tem por objetivo suprir uma lacuna no estudo do Direito Criminal relativa aos procedimentos policiais. Para implantar o órgão, o UniSALESIANO encomendou a realização de pesquisas em universidades onde o trabalho já é desenvolvido.
O Prof. Helton Laurindo Simoceli informou que em princípio os trabalhos serão desenvolvidos de forma simulada. Depois, passarão a ser serviços reais como aqueles prestados no cotidiano de uma delegacia e que serão exercidos por acadêmicos do Curso de Direito, o que ocorrerá no transcorrer do curso.
Cenas montadas mostram o ato de uma prisão em flagrante e todos os procedimentos da investigação policial civil