O Curso de Direito do UniSALESIANO promoveu, recentemente, a Oficina de Divórcio e Parentalidade, com a participação de profissionais renomados da área e um público formado por acadêmicos do 7º semestre dos períodos diurno e noturno.
O evento, realizado dentro da aula de prática jurídica civil, teve por objetivo apresentar habilidades essenciais para lidar com casos que envolvam questões de guarda, visitação, pensão alimentícia e outros aspectos legais relacionados à parentalidade.
A importância do diálogo, da escuta ativa e da busca por soluções pacíficas foi enfatizada pelas palestrantes Camila de Oliveira Calderaro, psicóloga, e Delva Pereira de Oliveira, Assistente Social, ambas conveniadas ao CEJUS (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania).
As profissionais destacaram a necessidade de um processo judicial que leve em consideração não apenas os aspectos legais, mas também as nuances emocionais e psicológicas das partes envolvidas. Elas também compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre o tema.
A Oficina de Parentalidade é um programa educacional, preventivo e multidisciplinar, direcionado às famílias que enfrentam a fase de reestruturação familiar decorrente da separação dos pais. Seu principal intuito é auxiliar todos os envolvidos a superarem as dificuldades desse momento sem causar maiores traumas, especialmente para os filhos.
De acordo com a Coordenadora do Curso de Direito, Dra. Cibele Rodrigues, a oficina representou para os acadêmicos uma oportunidade única de ampliar sua compreensão sobre as complexidades das questões familiares, especialmente aquelas relacionadas à parentalidade. “Por meio dessa iniciativa, buscou-se promover uma reflexão profunda sobre os desafios enfrentados por pais e filhos no contexto jurídico”, completou.
Com isso, os futuros advogados foram incentivados a adotar uma abordagem sensível e responsável, priorizando sempre o bem-estar das crianças e adolescentes envolvidos.