O Centro Universitário Católico Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba vai promover no próximo dia 15 a aula inaugural do ano acadêmico de 2006 do curso de Ciências Contábeis. Às 20h, será proferida na Capela/Auditório, na Cussy de Almeida, palestra sobre o tema As Oportunidades da Profissão Contábil no Mercado de Trabalho.
A apresentação será feita pela professora, pesquisadora e consultora contábil Zaina Said El Hajj, bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Finanças pela FAAP, e bacharel, mestre e doutora em Ciências Contábeis pela FEA/USP.
Zaina atua como pesquisadora da FIPECAFI/FEA/USP, nos cursos de graduação do Departamento de Ciências Contábeis da FEA/USP e como professora de cursos de pós-graduação latu sensu em Ciências Contábeis.
A palestrante ocupa, também, importantes cargos e funções junto a instituições voltadas para as Ciências Contábeis. É membro da Comissão de Educação Profissional Continuada do CRC-SP, da Comissão do Projeto Mulher Contabilista do CRC-SP, do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – 5ª Região (IBRACON), da Câmara de Contadores e do International Association for Accounting Education and Research (IAAER).
Além disso, Zaina é co-autora dos livrosManual de Contabilidade dos Fundos de Investimentos e Fundos de Investimentos: Aspectos Operacionais e Contábeis.
A Aula Inaugural e palestra serão franqueadas aos ex-alunos da Instituição, para os profissionais contabilistas e demais pessoas interessadas no tema. Antes da palestra haverá apresentação artística com um grupo musical.
O Prof. Antonio Moreira, coordenador do curso e organizador da Aula Inaugural, explica que com a globalização os sistemas de informações para auxiliar e gerenciar as ações decisórias tornaram-se mais relevantes e interativas. “Sendo assim, o novo profissional da área necessita de formação com as características de um generalista, pois os gestores tornaram-se mais exigentes com necessidades de dados claros e em tempo real”, comenta.
Segundo ele, esta exigência é clara porque graças a este tipo de formação e comportamento o profissional pode fazer com que a empresa seja mais eficiente e eficaz nos objetivos propostos e para não perder a sua competitividade no mercado.
Para Moreira, o novo profissional contábil deve atuar como um verdadeiro gestor de ações que contribuam para satisfazer as aspirações dos empreendedores, ou até mesmo aguçar seus instintos para a procura de oportunidades de negócios.