Acadêmicos dos 6º e 8º termos do Curso de Biomedicina do UniSALESIANO tiveram a oportunidade de participar da 1ª edição do Curso de Imersão de Coleta de Sangue Venoso, nos dias 23 e 24 de agosto. O conteúdo teórico e prático, com duração de oito horas, foi ministrado pelas docentes, Bruna Polacchine da Silva e Thais Tsosura, nos laboratórios da Instituição.

Vários temas foram abordados, como os diferentes tipos de sistemas de coleta, a anatomia dos locais de punção, a escolha adequada de anticoagulantes para cada tipo de exame, o armazenamento correto das amostras e como lidar com possíveis intercorrências durante o processo de coleta.

Durante o treinamento, os participantes puderam aplicar a teoria aprendida em práticas intensivas. Utilizando braços artificiais e diversos tipos de sistemas de coleta, como o sistema a vácuo, eles realizaram múltiplas repetições do processo de coleta, tanto em simuladores quanto em voluntários. “Essa prática constante é essencial para que os alunos adquiram as habilidades e a segurança necessárias para realizar coletas eficazes e precisas”, ressaltou a Coordenadora do Curso de Biomedicina, Profª. Rossana Abud Cabrera Rosa.

PRECISO

De acordo com a docente Bruna Polacchine, o resultado de um exame é tão bom quanto a amostra que está sendo analisada. “Uma boa coleta é fundamental para o tratamento do paciente, evitando múltiplas punções e garantindo resultados mais precisos”, completou.

Os acadêmicos, ao final do curso, demonstraram grande satisfação e segurança para desempenhar a atividade de coleta de sangue, seja em laboratórios ou hospitais. A professora Thais Tsosura reforçou o impacto positivo dessa iniciativa: “Acredito que cursos de imersão como este, com um foco maior na prática, formam profissionais mais capacitados e preparados para o mercado de trabalho.”