Lavar as mãos com água e sabão, além de higienizá-las com álcool, é a forma correta de evitar a propagação de micro-organismos. Essa dica foi repassada pelos alunos do curso de Biomedicina e da Liga de Imunologia do UniSALESIANO aos funcionários da Bunge, em uma atividade de extensão à comunidade promovida no dia 14 de novembro.

Intitulado “Biomedicina UniSALESIANO é Saúde”, o projeto na Bunge de Araçatuba foi acompanhado pela docente Alexandra dos Anjos Cassado e realizado pelos alunos: Ana Paula Vieira, Daniela Domingues Rosa da Silva, Beatriz Garbelini da Silva e Luís Cláudio Monzani.

De acordo com Alexandra, os acadêmicos desenvolveram atividades interativas com a comunidade da empresa Bunge, oferecendo orientações sobre a importância e a melhor forma de executar a lavagem das mãos.

“Nós preparamos placas de culturas que foram semeadas com mãos não lavadas, mãos lavadas com água e sabão e mãos lavadas com água, sabão, e higienizadas com álcool. Percebemos que a lavagem com a higienização diminui ainda mais a colonização de bactérias”, explicou Alexandra.

A docente contou que funcionários também passaram tinta guache nas mãos e lavaram da forma com que estavam acostumados. “Esse foi o momento de ensiná-los a correta forma de lavar as mãos. Foi uma atividade bem bacana e todos adoraram a iniciativa”, completou.

Para a coordenadora do curso de Biomedicina, Prof.ª Rossana Abud Cabrera Rosa, o curso busca constantemente ampliar o conhecimento dos futuros biomédicos através de atividades especiais, fazendo com que os mesmos possam interagir com a comunidade nos diferentes campos de atuação biomédica. “Com isso, praticar continuamente a construção de um perfil profissional de excelência, aprimorado e antenado com as necessidades de saúde da atualidade”, concluiu Rossana.