Professores e acadêmicos do curso de Arquitetura do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba vão promover, nesta quinta-feira, dia 28, às 21 horas, na sala de pranchetas do térreo, durante a aula de Geometria Descritiva, a primeira degustação de maquetes da Arquitetura Salesiana. Para tanto, os modelos de maquete serão feitos no formato de um bolo.

A atividade complementa o ensino da disciplina de Geometria Descritiva pelo sistema das projeções cotadas. O professor, arquiteto e urbanista Rubens Guilhemat, que ministra aulas no curso, explicou que o Sistema de Projeções Cotadas foi criado pelo geógrafo francês Felipe Buache, com o propósito de fazer o levantamento do canal da Mancha, em 1737. Posteriormente, o processo também foi utilizado com rigor e clareza nas operações fundamentais da Geometria Descritiva. “Trata-se de um aprendizado essencial para o pleno entendimento de superfícies topográficas”, disse ele.

Como parte do processo de avaliação, os alunos terão de executar uma maquete de uma superfície topográfica, dada por suas curvas de nível. Porém, para se evitar desperdício de materiais e ainda transformar o ensino num processo prazeroso, optou-se por produzir as maquetes com a utilização de materiais comestíveis.“Assim, após a apresentação das maquetes e a atribuição das devidas notas de avaliação, os alunos farão uma sessão de degustação dos modelos criados”, destacou.