Quarenta crianças da Rede Pública de Ensino de Arujá, cidade localizada no Vale do Paraíba, visitaram Araçatuba e conheceram seus pontos históricos e turísticos. Elas foram informadas, também, sobre as atividades culturais que o município tradicionalmente realiza.
São 20 meninas e 20 meninos entre 9 e 11 anos que integram o Programa Caravanas do Conhecimento – Redescobrindo o Interior, que estavam na cidade desde o dia 18 e retornaram nesta sexta à sua cidade de origem. Quatro monitores, um policial e um motorista acompanharam os jovens.
Na segunda, terça e quarta-feira visitaram locais como o Clube Náutico Veleiro, Thermas da Noroeste, Parque Ecológico Baguaçu, Museu Histórico e Pedagógico “Marechal Rondon” e Câmara Municipal. Nesta quinta-feira, 21, foi a vez deles visitarem a Universidade Aberta da Melhor Idade (UNA), Departamento das Faculdades Católicas Salesianas de Araçatuba. Recebidas pelo diretor do órgão, Prof. Alcides Mazzini, as crianças ouviram um pequeno histórico sobre a área – denominada Vila Ferroviária -, observaram o Centro Cultural – antigo armazém da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil -, passaram pelo vagão ferroviário restaurado e conheceram o Museu do Som, Imagem e Comunicação.
No Museu, foram informadas sobre as características e utilidades das peças que compõem o acervo do espaço, bem como as atividades que são costumeiramente desenvolvidas na UNA. As crianças disseram ter ficado encantadas com o lugar.
Durante o dia o grupo visitou, também, a Prefeitura Municipal, o Centro Cultural Ferroviário, além de restaurantes, lanchonetes e teatros da cidade. O Projeto de intercâmbio cultural é coordenado pelas Secretarias Estaduais de Educação, Economia e Planejamento e Fundação Prefeito Faria Lima, de São Paulo.