A coordenadora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Católico Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, Cláudia Cyrillo, ministrou palestra no último dia 24 durante a realização do 1º Simpósio sobre Qualidade de Vida. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores naquela data e tinha por objetivo apresentar contribuições para a construção de um mundo melhor.
Cláudia abordou o tema Humanização nas Práticas de Saúde, destacando que os profissionais da área só vão conseguir prestar um atendimento diferenciado e qualitativo se puderem enxergar o próximo como um ser humano que experimenta emoções e que tem expectativas, necessidades e valores. Segundo ela, estes profissionais devem se manter próximos dos pacientes, ouvi-los, compartilhar de suas preocupações e se solidarizar com eles nos momentos de angústia, de dor e de doenças.
A coordenadora se mostrou preocupada com o desvirtuamento do tema humanização, considerando que hoje vivemos em um mundo em que as pessoas têm cada vez mais crescentes dificuldades de relacionamento. “Essa proximidade e atenção para com os pacientes nos proporcionam aprendizado, é como se nos colocássemos no lugar deles para perceber o que estão verdadeiramente sentindo”, analisa.
O simpósio teve a coordenação do Prof. Renato Salviato Fajardo, psicólogo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e presidente do Centro de Promoção da Qualidade de Vida (Promovi), de Araçatuba.