A professora Dra. Rossana Abud Cabrera Rosa, coordenadora do curso de Engenharia de Bioprocessos do UniSALESIANO de Araçatuba participou do XVIII SINAFERM – Simpósio Nacional de Bioprocessos. O evento aconteceu na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, entre os dias 24 e 27 de julho, na Universidade de Caxias do Sul – UCS.

Durante o simpósio, a professora Rossana teve a oportunidade de assistir a apresentações feitas por palestrantes nacionais e internacionais, com temas que envolvem a Engenharia de Bioprocessos.

O trabalho sobre o tema Efeito Vitamínico sobre a Neoformação Celular, do curso de Engenharia de Bioprocessos do UniSALESIANO de Araçatuba, foi aprovado para compor a área de Cultura de Células. A apresentação, feita pela professora Rossana no dia 26, ocorreu em forma de pôster e obteve também o privilégio de ser selecionado para integrar o Projeto FAPESP, que fez parte do simpósio em Caxias do Sul.

“É uma grande honra e um privilégio poder participar deste evento, ícone na área de Bioprocessos em nível mundial”, comentou a professora Rossana. Ela destacou que “poder apresentar o nosso trabalho, levando o nome do UniSALESIANO para a comunidade científica envolvida no evento, é um grande orgulho e faz com que possamos projetar a imagem de nossa Instituição para horizontes mais amplos”, disse. Ela declarou, ainda, que “além disso, receber o apoio da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, gera uma renovação na vontade e no interesse em ampliar e produzir mais conhecimentos científicos, envolvendo a comunidade acadêmica nesse processo”.

Os pesquisadores que participaram do simpósio eram provenientes de diferentes universidades do país como a UnB, Unicamp, USP, Instituto Butantan, UCS, UERGS, UFRJ e UFPR, entre outras. O UniSALESIANO foi a única Instituição de Ensino Superior particular a receber apoio da FAPESP. Para a professora Rossana “isso demonstra e ressalta a qualidade do ensino e dos trabalhos científicos presentes em nossa Instituição”.

Os outros cursos, dos quais a professora Rossana participou, foram os seguintes: Genômica voltada a Bioprocessos, a cargo do Prof. Marciano Rubini (UnB); Biocombustíveis e produtos químicos renováveis – Do laboratório à indústria, com o Prof. Karl Heinz Leimer (Amyris Brazil); Metabolic engeneering of Geobacillus ssp. for biofuel production from ligocellulose, apresentado pelo Prof. David Leak (Imperial College of London, United Kingdom); e Biologia Molecular aplicada a bioprocessos, a cargo da Profa. Ana Maria Souto Maior (UCS).