A professora Carla Komatsu Machado, coordenadora do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba e presidente da Associação de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Araçatuba e Região (AFITOAR), participou nesta sexta-feira do programa Happy Hour, da Rádio Cultura FM, transmitido das 17 às 19 horas.
A atração é apresentada pelo radialista Mário Brós e além de comentários, notícias e músicas, inclui também entrevistas com artistas e profissionais das mais variadas áreas de atividades que abordam não só temas momentâneos como também assuntos de interesse permanente e geral da comunidade. O programa tem grande repercussão, pois se encontra na faixa do horário nobre da emissora.
Durante cerca de uma hora Carla discorreu sobre temas ligados à área de fisioterapia. Ela comentou a Campanha da Empregabilidade e Remuneração elaborada pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo – CREFITO 3, da sub sede de Marília, cujo evento contava com o apoio da Associação de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Araçatuba e Região – AFITOAR, da qual ela é presidente. Além disso, é fiscal e delegada voluntária do Conselho.
Citou, também, os trabalhos de verificação da pressão arterial e orientações posturais, que seriam prestados à população no Calçadão da Marechal Deodoro, no sábado pela manhã, pelos alunos do curso de Fisioterapia do UniSALESIANO de Araçatuba.
A seguir, falou sobre questões ligadas à atuação dos profissionais do setor, o trabalho da entidade que preside, o curso de Fisioterapia, as Semanas Culturais e demais eventos sobre o tema promovidos pelo UniSALESIANO. Ressaltou, ainda, a realização da próxima edição da Semana Cultural de Fisioterapia, entre 6 e 10 de outubro, e a excelente nota de reconhecimento do MEC para o curso de Fisioterapia da Instituição, que foi 4, considerada muito boa. Mencionou, ainda, a obtenção do conceito ENADE 3, que se iguala aos de Faculdades antigas da região. O curso de Fisioterapia do UniSALESIANO vem sendo desenvolvido há apenas 4 anos e meio.
Por fim, destacou a importância crescente da fisioterapia nos dias atuais, cuja profissão teve uma grande valorização e reconhecimento a partir da presença de artistas famosos que participam de grupos musicais ou de novelas de grande audiência na TV, que se submeteram a tratamentos com fisioterapeutas. Entre os casos citados estão os de Osmar Santos, narrador de esportes; Flavio Silvino, filho do comediante Paulo Silvino; Gerson Brenner, que foi baleado durante um assalto; Herbert Vianna, do Conjunto Paralamas do Sucesso; e Marcos Menna Barreto, do grupo LS Jack.
Segundo Carla Komatsu Machado os trabalhos de fisioterapia foram tão importantes e decisivos para todos os artistas mencionados que alguns deles já retornaram às suas atividades regulares e continuam tendo melhoras expressivas por conta dos tratamentos.